MS anuncia início da campanha de vacinação contra influenza e sarampo em 2022
Primeira etapa terá início em 4 de abril deste ano; imunização contra o sarampo também começará na mesma data
Sul-mato-grossenses poderão se vacinar contra a influenza e sarampo a partir de 4 de abril deste ano. Na primeira etapa, idosos acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde poderão se imunizar contra o vírus causador da gripe até 2 de maio, e a partir daí, entram crianças entre seis meses e cinco anos.
Em relação ao sarampo, o imunizante estará disponível, inicialmente, ao público infantil da mesma faixa etária, além dos profissionais da área da saúde. Somente entre as crianças, a estimativa é que haja 193.440 indivíduos em território estadual.
Em publicação oficial no site de notícias da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o titular da pasta, Geraldo Resende, recomenda que a população esteja atenta ao calendário de todas as vacinas. “Nesta primeira fase, os idosos e os profissionais de saúde, principalmente, aqueles que atuam na linha de frente, precisarão tomar a vacina contra gripe."
"É importante que os pais levem as crianças para se vacinarem, não só contra a influenza e o sarampo, mas contra a covid-19 também. Então, a partir do dia 4 de abril, procure uma unidade de saúde para se vacinar."
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Goldfinger, destaca que a campanha de 2022 poderá ter boa adesão dos moradores do Estado. “Como nós tivemos casos de influenza no início deste ano, creio que termos uma boa adesão por parte da população."
"O Ministério da Saúde ainda não nos mandou a estima populacional por município, então, estamos aguardando este informe para saber quantas doses serão encaminhadas para cada um dos 79 municípios do Estado. Creio que nos próximos dias, já teremos este informativo disponível."
Crianças - Segundo o Ministério da Saúde, no caso das crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022.
Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.