Procura por carteira digital no trânsito subiu 500% neste ano em MS
A procura pela "versão virtual" da carteira de habilitação cresceu neste ano de pandemia
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou que neste ano atípico, marcado pela pandemia do coronavírus desde março, a procura pela carteira digital de trânsito aumentou em 503%, saltando de 19.811 no ano passado, para 119.610 em 2020.
A procura pela “versão digital” da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi uma forma de evitar a locomoção e busca por atendimento nas unidades da instituição. “Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital”, descreveu o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade.
Ele ponderou que o modelo digital tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, sendo assim mais vantajoso. O levantamento feito pelo Detran levou em conta os números de janeiro a novembro dos dois anos. Os condutores que foram habilitados depois de 13 de abril já podem ter acesso ao modelo digital, antes mesmo da versão impressa, seja na primeira ou renovação da habilitação.
O aplicativo da carteira digital oferece também a opção para o usuário “gerenciar” seus documentos, com informações sobre vencimento, aviso de recall e outros itens que podem facilitar a vida do condutor. O órgão ainda disponibilizou o (aplicativo) “Detran Mobile”, que possui mais de 50 serviços, entre eles emissão de multas e verificação de pontuação.