ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Programa pretende qualificar gratuitamente 100 empresas de MS para exportação

Um dos focos será o setor de apicultura, mas empresas e indústrias dos demais setores poderão se inscrever

Marcos Tenório | 16/11/2022 21:57
Evento sendo realizado na UCDB. (Foto: Divulgação)
Evento sendo realizado na UCDB. (Foto: Divulgação)

A nova etapa do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que terá execução da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo S-Inova, foi lançada na tarde desta quarta-feira (16). O núcleo do programa está sediado em Campo Grande e terá polo em Dourados com o objetivo de qualificar ao menos 100 empresas para a exportação durante os 22 meses de vigência da parceria.

A Peiex é um programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e, em MS, um dos focos será o setor de apicultura. No entanto, empresas e indústrias dos demais setores que compõem a economia do Estado também poderão fazer parte do programa. As empresas que quiserem se inscrever, devem procurar a S-Inova.

O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, participou do evento e ressaltou: “O programa de qualificação ajuda, apoia, orienta as empresas para iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. Quero aqui ressaltar essas duas palavras: planejada e segura. Esses dois adjetivos resumem a importância e a necessidade do programa para o sucesso do objetivo”, destacou.

Ana Claudia Barbosa, supervisora de Competitividade da ApexBrasil, apresentou aos empresários presentes no lançamento um pouco do trabalho desenvolvido pela agência. “Somos responsáveis por ações, serviços, capacitações para fomentar a economia através da exportação. Queremos aumentar o número de produtos exportados e o valor desses produtos. Dessa forma, capacitamos as empresas para o comércio exterior. Dentre as inúmeras ações estão a participação empresarial em feiras, missões internacionais, webinares, oficinas, preparação para o e-commerce, entre outras”.

Já Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, apresentou as oportunidades de mercado e o panorama de crescimento de Mato Grosso do Sul. “O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo e MS está muito inserido nesse contexto. O Estado tem crescido acima da média do Brasil e do Centro-Oeste, então o potencial do agronegócio pode ser muito explorado. De janeiro a outubro de 2022, já foram US$ 7 bilhões de exportação e já superamos os índices de 2001”, demonstrou.

O coordenador da S-Inova, Vinicius Lugo Samúdio, falou sobre o núcleo e como o trabalho será executado. Essa é a segunda edição do Peiex no Estado, que no período de 2019-2021 atendeu 101 empresas, também sob execução da UCDB. Alguns casos de sucesso foram apresentados durante o lançamento da nova etapa. A coordenadora de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Thais Guimarães, representou o secretário Jaime Verruck no evento.

Nesta quinta-feira (17), haverá reunião na UCDB e visita à empresas.

Nos siga no Google Notícias