Reinaldo assina convênios para assistência social, economia e infraestrutura
Governador sentou com prefeitos para ouvir demandas e definir onde recursos serão investidos
O governador Reinaldo Azambuja assinou convênios com cinco cidades para repasses de recursos que serão investidos em diferentes setores como assistência social, infraestrutura urbana, rodovias, logística e fomento da economia local. As cidades beneficiadas são Jatei, Iguatemi, Aral Moreira, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.
“Ouvimos os prefeitos e definimos as demandas. O mais importante que fizemos nestes sete anos foi recuperar a capacidade de investir em todas as áreas e ter uma gestão municipalista. São obras de infraestrutura, foco na assistência social para ajudar a população que está mais empobrecida. Temos programas como o Pró-Desenvolve, que vai ajudar na construção de centros comerciais, assim como obras para ajudar a economia e gerar empregos”, disse o governador Reinaldo Azambuja.
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel destacou que é assim que se atende às necessidades dos municípios e que Azambuja e teve o cuidado de sentar com cada prefeito. “A política do governador é trabalhar junto com os municípios, para o Estado crescer junto, respeitando as diferenças locais”, afirmou Riedel.
Para as cidades de Jateí e Iguatemi, foram assinados dois convênios com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para construção de centros de comercialização de produtos da agricultura. Com a pasta também foi assinado documento para a pavimentação de rodovia municipal em São Gabriel do Oeste, que liga a BR-163 a Unidade Produtora de Leitões da Cooasgo.
“Jatei e Iguatemi receberam recursos para construir seus centros de comercialização para agricultura familiar, para ajudar na venda dos produtos, tendo este espaço disponível para vendar diretamente aos consumidores. Já o acesso as granjas da Cooasgo visa melhorar a infraestrutura, para contribuir com a exportação e assim geração de empregos”, destacou o secretário Jaime Verruck.
Assistência social e infraestrutura – Com a Sedhast (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) foram liberados recursos para implantar, em Aral Moreira, o centro de atendimento a idosos, “Espaço Conviver” e o apoio ao projeto a capacitação profissional através de aquisição de uma unidade móvel, em Ponta Porã.
“São dois convênios que atendem os dois municípios, requisitados pelos prefeitos. A carreta de capacitação em Ponta Porã vai atender pessoas que precisam desta qualificação e o centro Conviver em Aral Moreira visa dar atendimento e atenção aos idosos do município”, disse a titular da pasta, Elisa Cleia Nobre.
O município de Iguatemi firmou convênio com a Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) obra na “Estrada Velha” e revestimento primário para a estrada “Progresso”. Além de repasse para obras de pavimentação e infraestrutura urbana do Residencial Ponta Porã, na cidade fronteiriça.