ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Cidades

Relógio de um dos ocupantes ajudou FAB achar avião que caiu com piloto de MS

Ponto onde a aeronave caiu, na Serra do Mar, fica a 20 km de onde o pouso estava previsto

Anahi Zurutuza | 07/07/2023 19:49

O relógio de um dos ocupantes do avião Piper Arrow, pilotado pelo sul-mato-grossense Jonas Borges Julião e que estava desaparecido desde segunda-feira (3), ajudou a FAB (Força Aérea Brasileira) a encontrar os destroços e corpos na região conhecida como Serra das Canavieiras, na Serra do Mar, no litoral paranaense. O objeto era equipado com GPS e a última localização levou os profissionais até o local do impacto.

A informação foi repassada pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, em entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (7), conforme registrado pelo site O Bem Dito, de Umuarama (PR).

“Buscamos informações junto à empresa fornecedora do relógio, que verificou que havia uma última sinalização em uma determinada coordenada geográfica”, explicou o major. “A partir deste momento, as buscas foram direcionadas para aquela área”.

O ponto onde a aeronave caiu, a 20 km de onde o pouso estava originalmente previsto, em Paranaguá, é de mata extremamente densa, o que explica porque as equipes levaram 65 horas de buscas para conseguir visualizar os destroços. Depois, militares desceram de rapel e confirmaram que se tratava do monomotor desaparecido.

Não houve sobreviventes. Além de Julião, também estavam na aeronave dois assessores do governo paranaense, Felipe Furquim de Oliveira, 35, e Heitor Genowei Junior, 42. O corpos foram retirados do local no fim da tarde.

Ainda de acordo com o apurado pelo portal de notícias umuaramense, os corpos serão transportados inicialmente para o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba, para posteriormente serem levados até Umuarama, onde possivelmente acontecerão os velórios.

Jonas Borges Julião morreu aos 37 anos (Foto: Reprodução das redes sociais)
Jonas Borges Julião morreu aos 37 anos (Foto: Reprodução das redes sociais)

Jonas é de Sete Quedas, cidade a 471 quilômetros de Campo Grande, mas ainda criança se mudou da região de fronteira com o Paraguai para Umuarama, no Paraná, local onde morava com a esposa.

Heitor é, além de assessor da Casa Civil, empresário em Umuarama onde tem um posto de combustíveis. Já Felipe atuou como diretor do Instituto Água e Terra na cidade paranaense, entre 2019 e 2022, depois como diretor-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e agora é também assessor de governo do Paraná.

Aeronave da FAB de Campo Grande foi enviada para ajudar nas buscas.

Nos siga no Google Notícias