ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Relógio de um dos ocupantes ajudou FAB achar avião que caiu com piloto de MS

Ponto onde a aeronave caiu, na Serra do Mar, fica a 20 km de onde o pouso estava previsto

Anahi Zurutuza | 07/07/2023 19:49

O relógio de um dos ocupantes do avião Piper Arrow, pilotado pelo sul-mato-grossense Jonas Borges Julião e que estava desaparecido desde segunda-feira (3), ajudou a FAB (Força Aérea Brasileira) a encontrar os destroços e corpos na região conhecida como Serra das Canavieiras, na Serra do Mar, no litoral paranaense. O objeto era equipado com GPS e a última localização levou os profissionais até o local do impacto.

A informação foi repassada pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, em entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (7), conforme registrado pelo site O Bem Dito, de Umuarama (PR).

“Buscamos informações junto à empresa fornecedora do relógio, que verificou que havia uma última sinalização em uma determinada coordenada geográfica”, explicou o major. “A partir deste momento, as buscas foram direcionadas para aquela área”.

O ponto onde a aeronave caiu, a 20 km de onde o pouso estava originalmente previsto, em Paranaguá, é de mata extremamente densa, o que explica porque as equipes levaram 65 horas de buscas para conseguir visualizar os destroços. Depois, militares desceram de rapel e confirmaram que se tratava do monomotor desaparecido.

Não houve sobreviventes. Além de Julião, também estavam na aeronave dois assessores do governo paranaense, Felipe Furquim de Oliveira, 35, e Heitor Genowei Junior, 42. O corpos foram retirados do local no fim da tarde.

Ainda de acordo com o apurado pelo portal de notícias umuaramense, os corpos serão transportados inicialmente para o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba, para posteriormente serem levados até Umuarama, onde possivelmente acontecerão os velórios.

Jonas Borges Julião morreu aos 37 anos (Foto: Reprodução das redes sociais)
Jonas Borges Julião morreu aos 37 anos (Foto: Reprodução das redes sociais)

Jonas é de Sete Quedas, cidade a 471 quilômetros de Campo Grande, mas ainda criança se mudou da região de fronteira com o Paraguai para Umuarama, no Paraná, local onde morava com a esposa.

Heitor é, além de assessor da Casa Civil, empresário em Umuarama onde tem um posto de combustíveis. Já Felipe atuou como diretor do Instituto Água e Terra na cidade paranaense, entre 2019 e 2022, depois como diretor-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e agora é também assessor de governo do Paraná.

Aeronave da FAB de Campo Grande foi enviada para ajudar nas buscas.

Nos siga no Google Notícias