Saúde avalia quais grupos se vacinarão todo ano contra covid, diz secretária
Secretária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde comenta que novos passos serão definidos
Em evento nesta manhã (1º), a secretária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, comentou que os próximos passos da vacinação contra o coronavírus serão definidos ainda - isto inclui quais públicos serão vacinados atualmente e qual será faixa etária mínima para a quarta dose.
Segundo ela, o segundo reforço aumenta em cinco a 20 vezes o processo de imunização, o que representaria um benefício pequeno. "Será que a gente vai precisar, de fato, vacinar as crianças, rotineiramente? Talvez não. Os idosos, com certeza, vai ter que ter vacina de rotina. Mas e a população do meio?", questiona.
Melo também ressalta que será preciso haver imunizantes que reduzam a chance de infecção, não apenas de desenvolvimento de casos graves. "Muitas vacinas que existem provavelmente não serão mais usadas, mas foram excelentes lá atrás."
Ela ressalta que o status de pandemia para endemia é prerrogativa da OMS (Organização Mundial de Saúde) - a qual o Brasil é signatário, e que por isso, só seria possível revogar a Emergência de Saúde Pública Nacional, o que impediria uso de antígenos com aprovação emergencial.