ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Saúde quer mutirão para resultado de 4,5 mil exames de covid-19

Intenção é encerrar este casos, para ter os dados reais sobre a doença no Estado

Leonardo Rocha | 16/08/2020 12:19
Saúde quer mutirão para resultado de 4,5 mil exames de covid-19
Secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, apresenta os dados oficiais da covid-19 (Foto: Reprodução - Facebook)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) quer mutirão dos municípios a partir de amanhã (17) para divulgar o resultado de exames de 4.529 pacientes com suspeita de covid-19. A intenção é reduzir o número dos casos “abertos”, para que as autoridades tenham conhecimento real do cenário da doença, em Mato Grosso do Sul.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que vai entrar em contato com gestores para que a partir de amanhã (17) haja este “mutirão” para o encerramento dos casos. “Gostaríamos que os secretários municipais de Saúde a partir de amanhã fazermos um mutirão, já que estamos fazendo a devolução dos exames no máximo em 72 horas e precisamos encerrar estes casos”.

A secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, também requisitou que os municípios fizessem uma “força-tarefa” para encerrar os casos. “Precisamos destes dados até para termos mais transparência”. Ela citou que cinco municípios concentram mais esta demanda: Campo Grande (3.146), Dourados (748), Três Lagoas (453), Aquidauana (288) e Nioaque (237).

Exames – Geraldo também mencionou que espera a chegada de novas máquinas ao Lacen (Laboratório Central de MS) que foram compradas pelo governo, assim como uma doação do Ministério da Saúde, para ampliar o número de testes no modelo PCR, em Mato Grosso do Sul. “Desta forma seremos autossuficientes para obtermos os resultados com mais rapidez”.

Com o último boletim divulgado, Mato Grosso do Sul tem 36.836 casos confirmados (covid), que geraram 626 mortes. A taxa de letalidade também subiu para 1,7%. No momento 6.542 pessoas estão com o vírus ativo, ou seja, em isolamento domiciliar ou internados nas unidades de saúde.

Nos siga no Google Notícias