ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sejusp cobra celeridade ao TJMS para realizar leilões de veículos apreendidos

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, existem 1.969 bens apreendidos do tráfico em pátios de MS

Jhefferson Gamarra | 23/02/2021 16:35
Mato Grosso do Sul é o Estado que mais apreende veículos com drogas no país (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Mato Grosso do Sul é o Estado que mais apreende veículos com drogas no país (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Preocupado com a superlotação de pátios, o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, acompanhado do Cel. PM Edilson Osnei Duarte, Superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, se reuniu com o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Des. Carlos Eduardo Contar, para pedir celeridade nos processos de perdimento e alienação dos veículos apreendidos no Estado.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), existem 1.950 veículos, 10 embarcações e 9 aeronaves apreendidos em razão da prática do crime de tráfico de drogas que se encontram em depósitos e pátios espalhados em Mato Grosso do Sul, em processo de perdimento e alienação.

“Nossa preocupação vai no sentido de que os juízes precisam decretar com mais brevidade o perdimento do bem ou autorização para alienar antecipadamente os veículos que se encontram nos pátios do DOF, Defron, entre outros em várias cidades de Mato Grosso do Sul”, informou o Coronel Edilson Osnei Duarte.

Além disso, a superlotação de pátios envolvem questão de saúde e meio ambiente com o risco de proliferação do mosquito da dengue e prejuízo ao erário com a segurança desses veículos, sujeitos a incêndios e depredações.

De acordo o Coronel, a conversa foi promissora com membros do judiciário foi promissora. “Todos ficaram bastante animados empenhados com a causa, a necessidade de alienar os veículos para a realização de leilões. A Senad também está apoiando a causa, porque Mato Grosso do Sul é a federação que mais apreende drogas e tem mais veículos parados”, informou.

O presidente do Tribunal de Justiça repassou o caso para a Corregedoria-Geral de Justiça, que se comprometeu em priorizar o pleito da Sejusp, envidando esforços para colocar o maior número possível de veículos em leilão.

De acordo com a Lei n. 13.886/2019 que dispões sobre destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas, 20% a 40% dos recursos provenientes da alienação de bens apreendidos em decorrência do tráfico de drogas serão repassados às polícias estaduais e distrital, responsáveis pela apreensão. Os valores arrecadados deverão ser utilizados na execução de políticas públicas sobre drogas.

Nos siga no Google Notícias