ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Voucher Transportador terá inscrições abertas pelo governo de MS em julho

Projeto incluirá gratuitamente categorias D e E na CNH de motoristas; critérios ainda não foram divulgados

Guilherme Correia | 25/05/2023 11:03
Caminhões representam maior parte do escoamento da produção em MS. (Foto: Divulgação)
Caminhões representam maior parte do escoamento da produção em MS. (Foto: Divulgação)

Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do plano "MS Qualifica", abrirá inscrições do Voucher Transportador em julho. O projeto fornecerá qualificação gratuita e inclusão das categorias D e E na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de motoristas que estiverem dentro dos requisitos necessários.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e inclusão das pessoas fora do mercado de trabalho. Está prevista a qualificação de mil motoristas de cargas e ônibus. A inclusão das categorias será sem custo adicional.

Condutores com categoria C (veículos de carga acima de 3,5 toneladas, como pequenos caminhões) e D (veículos com mais de oito passageiros, como ônibus) podem mudar para E (veículos com unidade acoplada acima de seis toneladas, como carretas), desde que haja interesse profissional para tanto. Além disso, os de categoria B (carros de passeio) poderão mudar para a D.

Conduzido pela Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o programa também está alinhado com desenvolvimento sustentável e inclusivo, de forma a propiciar ambiente favorável para atrair novas empresas, fábricas e indústrias e preencher vagas de emprego.

O programa foi aprovado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e sancionado pelo governador, Eduardo Riedel (PSDB). O próximo passo é a publicação de um decreto que estabelecerá as regras para a seleção e abertura das inscrições. Os cursos serão oferecidos pelo Sest Senat, por meio de uma parceria com o governo do Estado.

"Nosso objetivo é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás. Por isso, vamos promover a inclusão dessas pessoas que estão à margem do processo, a fim de gerar novos empregos e melhorar a renda da população. Isso passa pela qualificação profissional", declarou Riedel.

De acordo com o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos, será fundamental ouvir os sindicatos dos transportadores e o órgão para definir as regras de seleção dos motoristas. O objetivo é seguir a legislação e estabelecer critérios que favoreçam ao máximo a empregabilidade dos participantes.

A expectativa é que as inscrições para a qualificação sejam abertas a partir de julho. Bastos afirmou que haverá convênio jurídico com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para definir repasse de recursos. “Muitas pessoas estão interessadas em obter qualificação e ingressar no mercado de trabalho".

As vagas serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo, esta última recentemente incluída no grupo de municípios contemplados, por ser novo "polo nacional" na produção de celulose, graças à construção da fábrica da Suzano.

Esse crescimento econômico demanda mão de obra qualificada em diversos setores, incluindo motoristas de cargas responsáveis pelo transporte da produção.

Do total de vagas disponíveis, 850 serão destinadas à cidade de Campo Grande, 50 para Ribas do Rio Pardo e 20 para cada uma das demais cidades. Os cursos terão uma carga horária total de 107 horas, sendo ministrados na chamada "Escola de Motoristas Profissionais".

Nos siga no Google Notícias