Alunos de escolas integrais são recebidos por estudantes de Pernambuco
Ação faz parte da acolhida e apresentação do programa "Escola da Autoria"
Os alunos de 12 das 44 escolas de tempo integral do Estado estão sendo recebidos por estudantes de Pernambuco que já concluíram o ensino médio. A ação faz parte da acolhida e apresentação do programa "Escola da Autoria", desenvolvido nas unidades tendo como foco o protagonismo juvenil.
Na manhã desta terça-feira (14), os 400 alunos da Escola Estadual Amélio Carvalho de Baís, no Coophatrabalho, em Campo Grande, receberam as orientações e palestras de técnicos do ICE (Instituto de Corresponsabilidade em Educação) e estudantes protagonistas de Pernambuco, estado onde o modelo foi inicialmente implantado e é referência.
"Ninguém nunca parou para perguntar o que a gente quer, quais eram as nossa qualidades. Com esse projeto você se enxerga melhor e colocar metas", disse a estudante Roberta de Rossi Oliveira de Souza, 15 anos, e vai cursar o primeiro ano do ensino médio.
Nos últimos dez anos, o estado da região nordeste reduziu os índices de evasão escolar e atualmente é o líder do ranking nacional, com apenas 3,5% de evasão, contra cerca de 26% no Mato Grosso do Sul.
Para a coordenadora da equipe implantadora do Estado, Dayse Alves, o programa traz desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural dos alunos, famílias e educadores.
"Toda definição do protagonismos juvenil, do projeto de vida, é mais voltada para o jovem que está na sequência do ensino médio e terminando ele precisa seguir estudando ou ir trabalhar. O protagonismo juvenil é trabalhar o aluno para ele seguir em frente", destacou.
Com um filho de 15 anos, Tatiane Rodrigues, de 35 anos, disse que o filho estuda em escola de tempo integral para não ficar na rua. "Ele ainda não consegue o primeiro emprego, então é melhor ficar na escola. Eu estudei a vida toda aqui e sei que a escola é boa", destacou.
Pernambuco - Os ex-alunos do programa que cursaram o ensino médio em Pernambuco, Eliabe Carlos, Gerson Andrade e Renny Valença destacam que o intuito da acolhida é mostrar para os estudantes que eles são capazes de realizarem seus sonhos.
"Nós estimulamos os sonhos deles, fazemos com que eles acreditem que são capazes e priorizando as metas eles conseguem", disse Gerson.
Eles ressaltam ainda a importância do jovem ser ouvido e com isso externar os planos para o futuro.
"Nós também ouvimos eles e nos adaptamos conforme os sonhos que eles tem para conversar. Muitos tem sonho de ir à praia o que para nós é natural, moramos onde tem praia e com isso nos adaptamos a realidade deles", afirmou Eliabe.