Após abstenção de 36% em MS, Enem aplica segunda prova neste domingo
Quem faltou na primeira etapa, mas quer manter beneficício de isenção de taxa, deve ir hoje
Os candidatos ausentes na primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que tiveram direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, devem fazer as provas deste domingo (12). Dos 92,3 mil inscritos, 33.413 não compareceram ou chegaram atrasados aos locais das provas no dia 5 em Mato Grosso do Sul, um indice de abstenção de 36%, um dos maiores no País.
Quem for fazer o exame deve ficar atento ao horário. Os portões fecham às 12h (horário de Mato Grosso do Sul). O candidato deve levar documentos pessoais e caneta preta. As provas somam 90 questões de Matemática, Física, Química e Biologia. O candidato fará o exame no mesmo local da semana passada.
A quantidade de ausentes em Mato Grosso do Sul corresponde a 36,2% do total de inscritos. o terceiro maior percentual no País, superado apenas pelos números do Amazonas (39,3%) e Roraima (36,4%). Em todo país, estiveram ausentes 2 milhões de pessoas.
Esses candidatos precisam fazer as provas hoje caso tenham recebido o benefício da isenção da taxa de inscrição. Se não fizerem terão de justificar os dois dias de ausência. Os demais poderão realizar o exame para testar o conhecimento.
Na primeira etapa, foram eliminados, em todo o País, 273 candidatos por descumprimentos de regras do edital, uso de equipamento eletrônico e por detecção de metais.
Entre os eliminados, havia um candidato que usava fone de ouvido e foi parar na delegacia por descumprir o edital que obrigava guardar o equipamento em porta-objetos.