Brasil vai investir R$ 144 milhões na criação de bases
Um dos principais assuntos na mesa de discussão entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo (PY), em Ponta Porã (348 km de Campo Grande, na fronteira) foi o combate ao narcotráfico.
De acordo com o governo brasileiro serão investidos R$ 144 milhões até 2012 na criação de 11 bases de policiamento das fronteiras, com lancha, helicóptero e sistema de informação. A segurança será feita por 506 policiais que estão em treinamento em Brasília.
A discussão acontece após episódios sangrentos no Paraguai como o assassinato de brasileiros e paraguaios em uma fazenda de um douradense e o atentado a um senador paraguaio.
O presidente brasileiro afirmou que foi até o Paraguai porque acredita que a única forma de combater o narcotráfico é "estar de corpo presente" e prometeu investimento no setor de inteligência e na compra de aeronaves israelenses Avant na fronteira, como medidas de combate ao tráfico de drogas. A Avant não é tripulada e tem a função de fazer filmes e fotografias aéreas.
"Narcotráfico não é uma microempresa.