Família luta por transferência de idosa com pneumonia em posto de saúde
Família denuncia a demora da transferência de Katarina Elvira da Silva, 90 anos, internada com pneumonia no posto de saúde, Copa Vila, desde quinta-feira (23) e precisa ser transferida com urgência para Hospital.
Karine Soares dos Santos, 30 anos, neta contou que o caso de saúde de sua avó requer cuidados devido a idade avançada.
Para Katarina ser transferida para o Hospital Regional necessita de uma ambulância que tenha oxigênio devido o grave estado respiratório, além da infecção de urina dentre outras complicações diagnosticadas pelos médicos do posto.
A neta falou que os médicos disseram no final da tarde de hoje (26), que há uma vaga, mas que a ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), parada no pátio do posto de saúde não tem oxigênio e equipamentos necessários para a remover a idosa.
Karine completou dizendo que os médicos disseram que se a família arrumar uma ambulância com o equipamento poderiam remove-la imediatamente.
Segundo o coordenador do SAMU, Eduardo Cury, esta é uma questão complicada que envolve outras questões porque as 14 ambulâncias estão com os equipamentos completos, inclusive os oxigênios.
"Não é por falta de equipamentos e sim o problema com a enorme fila de pessoas esperando para que o SAMU possa levá-las aos hospitais da cidade que se encontram lotados" justificou Cury.
A família desesperada aguarda que situação possa ser resolvida e que Katarina seja removida para Hospital da Capital.