A partir de hoje, mais de 2 mil servidores farão hora extra em postos
Resolução da Sesau autoriza realização de até 20 plantões de 12h por servidor; antes da regulamentação escala chegava a 14 plantões
A superlotação em Unidades Saúde de Campo Grande, devido à epidemia de dengue, motivou decisão da Prefeitura de autorizar o aumento dos plantões. Resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aprova 20 plantões de 12h, por servidor, mas é temporária. A secretaria conta com sete mil servidores, mas os extras abrangerão cerca de dois mil.
Mesmo com dificuldade no fechamento de escala de plantões, devido ao número reduzido de servidores, a prefeitura tenta garantir o atendimento às necessidades temporárias e decidiu autorizar os plantões. Antes da decisão os servidores podiam realizar 14 plantões.
A determinação pode melhorar o fluxo no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e de emergência.
O executivo considerou a avaliação do cenário atual pela Defesa Civil e o histórico de período de fortes chuvas e principalmente a proliferação acentuada do mosquito aedes aegypti transmissor de doenças como: dengue, zika vírus e febre chikungunya.
A decisão autoriza os extras no período de 1º de março a 30 de abril de 2019. Não estão inclusos, os servidores que trabalham em regime de acumulação legal de cargos. A resolução entrou em nesta segunda-feira.