Abandonado, prédio do Incra é abrigo para mosquitos da dengue e invasores
Prédio fica na Avenida Afonso Pena, na altura do Bairro Cidade Jardim, região nobre de Campo Grande
Foco de mosquitos da dengue, local de recorrentes invasões e abrigo para dependentes químicos. Esta é a situação do antigo prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Campo Grande, conforme relatos de vizinhos, que não sabem mais o que fazer para resolver a situação. O prédio fica na Avenida Afonso Pena, Centro.
Uma moradora, que prefere se identificar, relatou que o local "tem bastante pneus e focos de dengue". "O prédio está bastante detonado há mais de dez anos".
A reportagem do Campo Grande News visitou o local e verificou que o mato está alto e que a entrada tem vários pisos quebrados. A insegurança para quem mora perto é evidente. "Vários dependentes químicos saíram com carrinho de supermercado carregado de vaso sanitário, pia e outros objetos do prédio dia desses", reclama a moradora.
Vídeo gravado na tarde desta sexta-feira (24) mostra vários pneus abandonados prédio além de vários lugares com lodo acumulado. Em outra imagem, gravada por moradora, quatro dependentes químicos se concentraram em frente ao prédio.
A solução para o edifício é um impasse. Recentemente, estava sob responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, o local será devolvido à União. Em novembro de 2020, a administração estadual e a autarquia do governo federal firmaram contrato oficializando a cedência do imóvel por 20 anos.
O local deveria ser o novo endereço do 1º Batalhão da Polícia Militar. Porém, sem esclarecer o motivo, a SAD (Secretaria de Administração) informou que está em tramitação o processo de devolução do prédio ao órgão Governo Federal. Segundo a PM (Polícia Militar), a desistência foi por conta do alto custo para reforma do imóvel.
O Incra foi contatado pelo Campo Grande News para comentar os problemas da antiga sede, mas até a publicação deste texto não havia se manifestado.
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Confira a galeria de imagens: