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Capital

Aena assume Aeroporto de Campo Grande com planos de modernização até 2026

Empresa espanhola pretende tornar o terminal mais seguro, sustentável e confortável para os passageiros

Por Jhefferson Gamarra e Idaicy Solano | 13/10/2023 11:26
Aeroporto de Campo Grande com anúncio da nova gestora (Foto: Henrique Kawaminami)
Aeroporto de Campo Grande com anúncio da nova gestora (Foto: Henrique Kawaminami)

A empresa espanhola Aena assumiu a administração do Aeroporto Internacional de Campo Grande nesta sexta-feira (13), marcando o início de um novo capítulo na gestão do principal hub aéreo de Mato Grosso do Sul. O terminal da Capital é o segundo da nova rodada de concessões, que inclui 11 aeroportos arrematados pela empresa no leilão do Governo Federal.

Com um histórico de 1,3 milhão de passageiros em 2022 e com fluxo de 994 mil viajantes até agosto deste ano, o novo operador pretende elevar a qualidade dos serviços oferecidos, com melhorias substanciais nas instalações. Até dezembro, a empresa entregará o anteprojeto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com detalhes sobre a expansão e modernização do terminal. As obras devem ter início no segundo semestre de 2024, com previsão de conclusão em 2026.

Presidente da Aena, Santiago Yus durante apresentação dos trabalhos da Aena (Foto: Idaicy Solano)
Presidente da Aena, Santiago Yus durante apresentação dos trabalhos da Aena (Foto: Idaicy Solano)

"Estamos na fase de anteprojeto, trabalhando com engenharia dos anteprojetos e os projetos serão entregues até dezembro. Estão sendo estudadas a habilidade e técnica econômica e ambiental", frisou o presidente da Aena, Santiago Yus.

Em longo prazo, de acordo com o presidente, estão previstas remodelagem do terminal, com melhorias em todos os sistemas de acesso, estacionamento, área de embarque e pontes de embarque. Na área operacional, a empresa planeja revitalizar o pavimento e melhorar o estacionamento das aeronaves, proporcionando maior segurança à pista de decolagem e ao táxi aéreo. Também está prevista a instalação de "fingers" para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, eliminando a necessidade de caminhar pela pista.

Além das melhorias físicas, a Aena pretende aprimorar a experiência do terminal do ponto de vista comercial, adotando tecnologias para tornar os processos mais eficientes e intuitivos. No curto prazo, a empresa vai investir em uma nova conexão Wi-Fi, iluminação aprimorada, ar-condicionado em todas as áreas do terminal e melhorias nos banheiros e áreas comuns.

Em relação ao aumento do fluxo de voos, a Aena ainda não tem planos concretos para oferecer novos destinos. Santiago Yus enfatizou que a colaboração com a gestão pública e empresas privadas é essencial para identificar oportunidades de expansão. "A gente não trabalha sozinho, precisamos trabalhar com a gestão pública e empresas privadas para conhecer os destinos e saber as potencialidades. Deixamos nossa expertise com políticas de incentivo para trazer atrativos nos aeroportos", disse.

Acesso do aeroporto com a logomarca da nova empresa (Foto: Henrique Kawaminami)
Acesso do aeroporto com a logomarca da nova empresa (Foto: Henrique Kawaminami)

Apesar dos desafios iniciais, o presidente da Aena lamentou a situação em que encontrou o Aeroporto de Campo Grande, com uma reforma inacabada. No entanto, ele assegurou que todas as questões serão corrigidas sem a necessidade de fechar o aeroporto.

"O Aeroporto de Campo Grande estamos recebendo com uma obra inacabada com dificuldades que estamos contornando e que em breve vamos assumir toda a operação e terminar as instalações que faltam finalização", garantiu o presidente da empresa.

Os aeroportos de Corumbá e Ponta Porã, que serão administrados pela Aena a partir do mês de novembro, passarão por procedimentos semelhantes de modernização, respeitadas suas circunstâncias e peculiaridades. "Cada aeroporto tem sua tipologia de tráfego, são cidades fronteiriças, mas a reforma em geral passará pelos mesmos procedimentos dos demais", informou o presidente da Aena.

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