ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Águas Guariroba abre 'Semana da Água' com visita e plantio de mudas

Nyelder Rodrigues | 22/03/2017 19:12
Visita foi feita com acompanhamento de técnicos da Águas (Foto: Divulgação)
Visita foi feita com acompanhamento de técnicos da Águas (Foto: Divulgação)

Produtores rurais da região do córrego Guariroba, em Campo Grande, visitaram nesta quarta-feira (22) a área da ETA (Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba e realizaram o plantio de mudas nativas na bacia do córrego, além de conhecer todo o trabalho realizado para preservar o ambiente e fornecer água tratada.

A ação foi a primeira da Semana da Água, comemorada pela Águas Guariroba, empresa que presta os serviços públicos de saneamento na Capital. Todas as fases, da captação ao tratamento, foram mostradas a produtores rurais da região.

Os trabalhadores observaram também a tecnologia que é empregada para o tratamento da água. Um dos participantes foi o capataz Leonardo da Silva Lima, de 31 anos, que trabalha em fazenda da região com a criação de gado. Apesar de conhecer outras estações de tratamento da Bahia, sua cidade natal, foi em Campo Grande que ele se impressionou com a tecnologia.

"Achei interessante, trabalho há 13 anos em Campo Grande, já estive na zona urbana e agora trabalho com o gado. Acho que precisamos conhecer como é esse tratamento até a água chegar em casa", explica.

Dúvidas que surgiam durante a visita foram sanadas pelo coordenador de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, pelo coordenador de Projetos Sociais, Willian Carvalho.

Depois disso, todos foram para o plantio de mudas na bacia da represa do córrego Guariroba, todas vindas do viveiro mantido pela Águas Guariroba, com capacidade de produzir até 50 mil mudas por ano.

As árvores escolhidas foram nativas da região e são essenciais para o meio ambiente. Uma das mais animadas para a atividade foi a pequena Ana Luiza Goldini Melo, de seis anos. Acompanhada da mãe, ela já é experiente na vida do campo e deu show no plantio. "Minha mãe já meu deu sementes para plantar em casa", conta, com entusiasmo.

A mãe, Fabiana Goldini Melo, trabalha em uma propriedade rural e produz ovos e leite para complementar a renda. "Eu amei, gostei de tudo, é um lugar muito lindo, nem consigo imaginar como um corguinho pode se transformar em um rio tão importante. Acho que todo mundo precisa conhecer esse processo, ver como funciona".

Nos siga no Google Notícias