ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Alerta epidemiológico prepara Saúde para possível registro da Ômicron na Capital

Orientação é monitorar viajantes com sinais e sintomas suspeito de covid-19 por pelo menos 14 dias

Lucia Morel | 27/11/2021 16:22
Vacina sendo aplicada em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Vacina sendo aplicada em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O Cievs-CG (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande) emitiu alerta às autoridades de saúde e sanitárias sobre a nova variante descoberta na África do Sul este mês, a Ômicron.

O alerta de risco epidemiológico orienta profissionais de saúde da rede pública e privada devem realizar monitoramento de viajantes com sinais e sintomas suspeito de covid-19 por pelo menos 14 dias, desde que provenientes do país africano ou de com circulação da mesma variante.

No caso de viajantes assintomáticos, o monitoramento deve ser feito por pelo menos por sete dias, ou até que haja novo resultado de antígeno ou RT-PCR negativo/não detectável por 10 dias.

Reforçar a importância da vacinação e de completar o esquema vacinal também está entre as ações a serem adotadas para combater a proliferação da variante de preocupação, denominada B.1.1.529 ou Ômicron.

Vale ressaltar que o alerta de risco epidemiológico emitido consiste na divulgação de informações sobre a ocorrência de eventos com potencial de risco à saúde com o objetivo de comunicar as áreas responsáveis e embasar mudanças de comportamentos ou a implementação de medidas.

Nos siga no Google Notícias