ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Apagão global atrasa aterrissagem de dois voos em Mato Grosso do Sul

Segundo Anac, falha não afetou o controle de tráfego aéreo do país

Por Gustavo Bonotto e Kamila Alcântara | 19/07/2024 20:29
Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami, Arquivo/Campo Grande News)
Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami, Arquivo/Campo Grande News)

Dois voos que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande nesta sexta-feira (19) sofreram atrasos por conta do "apagão global" que causou instabilidade em empresas de tecnologia ao redor do mundo, informa a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A reportagem apurou que o atraso perdurou de 30 a 45 minutos, entre voos vindos do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) e do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília). Já um voo do Aeroporto de Corumbá, distante 428 quilômetros da Capital, sofreu atraso de uma hora antes de decolar até Campinas.

Embora a situação tenha causado transtorno, nenhum voo foi cancelado. A agência reguladora, em nota à imprensa, explicou que esteve em contato com as operadoras e aeroportuários para avaliar e minimizar os impactos da falha técnica, e ainda reiterou que a falha não afetou o controle de tráfego aéreo do país.

A Azul Linhas Aéreas, operadora responsável pelos voos de Campinas e Corumbá, informou que deu assistência necessária a todos os passageiros afetados pela intermitência, conforme prevê a resolução de nº 400 da Anac. "A orientação é que os clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no aplicativo ou portal da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. Além disso, recomendamos fazer check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente".

Já o grupo Latam, responsável pelo voo de Brasília, contestou os dados analisados pela Anac e, por meio de nota, disse que não foi afetada pela falha global. "A companhia reitera seu compromisso com a segurança como um valor inegociável em suas operações, buscando sempre proteger a integridade e o bem-estar dos passageiros, e reforça que continuará acompanhando de perto a situação".

Bug do milênio? - Alguns bancos e empresas de tecnologia apresentam falhas após apagão cibernético afetar vários lugares ao redor do mundo. Tudo teve início quando a Microsoft emitiu comunicado informando que computadores foram impactados por uma falha no sistema da CrowdStrike, empresa global de segurança do sistema operacional Windows.

O problema técnico acontece principalmente com a ferramenta de segurança da companhia chamada Falcon, usada para detectar e monitorar possíveis invasões e ações de hackers.

O portal Down Detector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras no país: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. Vários clientes também reclamavam nas redes, alertando que os aplicativos estavam fora do ar e relatando problemas para fazer login e pagamentos.

A Crowdstrike gravou uma mensagem telefônica dizendo estar ciente das falhas no sistema operacional. Qualquer cliente que ligar para a companhia, segundo a Reuters, ouvirá: "Obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Nós estamos cientes dos relatos de falhas".

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias