ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após dois anos, poste de madeira onde árvore crescia é trocado

Residente temia que galhos podussem causar curto-circuito e possíveis perigos em dias de chuva

Por Natália Olliver | 16/03/2024 15:11
Poste de madeira onde árvore estava foi substituido por de alvenaria (Foto: Direto das Ruas)
Poste de madeira onde árvore estava foi substituido por de alvenaria (Foto: Direto das Ruas)

Dois dias após denunciar ao Campo Grande News o crescimento de árvore no topo de poste de  madeira, na Rua Guiratinga, no Jardim Palmira, o transportador Gilberto Ferreira do Amaral, 60 anos, comemorou o que esperava havia dois anos: a troca por um objeto de concreto, serviço executado pela concessionária de energia.

Gilberto já tinha feito a reclamação à Energisa em 2022, mas, sem sucesso. O cenário preocupava o morador, por apresentar risco de curto-circuito durante tempestades. A troca foi realizada nesta sexta-feira (15). "Depois da reportagem eles vieram trocar. Então resolveu o que era a minha preocupação".

Gilberto mora no bairro há 50 anos e diz que viu os postes de madeiro sendo substituídos, um a um, por material de concreto. Porém, o instalado na Rua Guaratinga foi "invadido" por uma figueira brava, também conhecida como gameleira, que começou a crescer no topo do poste. Acredita que morcegos ou outros aves tenham depositado as sementes no local.

"Tem mais uns três - entre Rua Damasco e a Rua Tókio- que ainda são de madeira, mas acredito que dificilmente essa árvore deve crescer neles". Agora, está tranquilo. "Estou muito aliviado e agradecido. Era a segunda vez que solicitava a troca e a árvore já foi cortada uma vez, mas não pela raiz".

Na quarta-feira (13) o Campo Grande News cobrou a concessionária de energia sobre o assunto. No dia ela respondeu que faz a manutenção anualmente e executa o um plano de inspeção, que consiste na verificação do atual estado dos objetos, incluindo cabos, estruturas, postes e equipamentos.

"Para os casos envolvendo postes de madeira, quando identificados em estado de deterioração avançado, realizamos de maneira programada a substituição dos mesmos".

Em fevereiro, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) citou os postes de madeira como um dos problemas em tempestades no Brasil.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias