Após meses de preparação, selecionados em concurso da GCM aguardam nomeação
Inscritos aguardam homologação com lista de aprovados para que tomem posse, ainda sem data definida
Formados em curso preparatório para processo seletivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana), em Campo Grande, aguardam homologação com lista de aprovados no concurso, para que possam tomar posse, ainda sem data definida. De 15.530 inscritos na prova, 388 foram selecionados.
A presidente da comissão organizadora do concurso, Tatiane Fernandes da Costa, elogia a preparação dos alunos. “O curso de formação foi bem completo, porque seguiu as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os alunos passaram por exercícios práticos, aulas teóricas, prática de tiros e todos que foram aprovados sairão com porte de arma”.
O representante do grupamento Charlie, Luciano Cabral, de 37 anos, estava com a filha Isabela dos Reis Cabral, de 3 anos, no colo, durante evento nesta sexta-feira (9). Ele ressalta que é uma conquista estar entre os convocados, após “muitos anos de estudo e dedicação”. “Está sendo muito legal, importante para a minha vida”.
O técnico de Enfermagem fez o concurso já que sempre teve interesse em trabalhar na área da segurança pública. “Fico feliz pelo resultado positivo, mesmo em meio às dificuldades de cuidar do filho e da casa”, destaca o pai, que avalia que o curso de formação foi “tranquilo” para ele, que passou oito anos no Exército.
Mila Milhomem, de 28 anos, relata que o progresso foi desgastante, mas gratificante. “Foi um curso padrão, não faltou nada. O que prometeram, foi entregue. Professores foram maravilhosos, instrutores, apoio da Polícia Militar e Federal".
Formada em Pedagogia, ela trabalha com comércio e pretende conciliar as duas atividades. “A dificuldade maior foi a questão dos estudos, de conciliar”.
A posse de novos 388 guardas municipais em Campo Grande terá impacto de pelo menos R$ 800 mil na folha de pagamento da prefeitura. Entretanto, a nomeação não tem data prevista. Em agenda no Paço Municipal, o secretário municipal de segurança pública, Valério Azambuja, afirmou que pretende-se nomeá-los ainda este ano.