Após tentativa de furto, UBS suspende atendimento por falta de energia
Pacientes que estavam com exames marcados terão que reagendar o serviço na unidade
A UBS Dr. Astrogildo Carmona amanheceu sem energia após tentativa de furto de fios na madrugada desta segunda-feira (20). No Bairro Vila Carlota, a unidade suspendeu o serviço neste primeiro período devido a falta de energia elétrica e pacientes precisaram voltar para casa sem atendimento.
Até o momento não se sabe se a ação foi praticada por mais de uma pessoa. Embora os fios da unidade não tenham sido furtados, a televisão da recepção foi levada, sendo esse o único prejuízo estimado por enquanto.
Com a falta de energia, o setor da enfermaria onde ficam os medicamentos e as vacinas também foi afetado. O Campo Grande News procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para saber se o estoque foi prejudicado e quando será reposto. A Sesau ainda irá se manifestar.
Na manhã desta segunda, funcionários e pacientes foram pegos de surpresa ao chegar na UBS e encontrar o local completamente escuro. Alguns dos moradores estavam com consultas e exames agendados e foram orientados a reagendar os procedimentos. Para ‘segurar a senha’, os pacientes optaram por retornar à unidade assim que a energia for restabelecida.
Funcionários no local classificaram a situação como uma ‘tragédia anunciada’, pois a UBS não possui segurança própria. Antes, a unidade era cuidada por um vigia noturno que trabalhava na escola que fica ao lado da UBS.
Como o muro que dividia os dois endereços era baixo, conforme funcionários, o segurança conseguiu visualizar o movimento na UBS. Isso mudou após a escola construir um muro mais alto, que consequentemente impede a visão de um lado para o outro.
A UBS segue sem energia e não há previsão de quando o atendimento será retomado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.