ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Araras “velam filhote” morto na Avenida Duque de Caixas

Voo próximo e o canto que parece um choro de sobreviventes podem durar vários dias

Por Anahi Zurutuza e Geniffer Valeriano | 14/03/2024 16:01
Arara envolta de corpo estendido no asfalto (Fotos: Paulo Francis)
Arara envolta de corpo estendido no asfalto (Fotos: Paulo Francis)

Cena de cortar o coração foi registrada pela equipe do Campo Grande News na Avenida Duque de Caxias, na tarde desta quinta-feira (14). Duas araras-canindé, espécie também conhecida como arara-de-barriga-amarela, pareciam “velar” o corpo de integrante do trio estendido no asfalto.

Conheço esse comportamento, é muito triste. As araras são muito fieis e têm um comportamento que parece um choro. É muito parecido conosco. Já presenciei na natureza”, explica a bióloga Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul.

A especialista em Meio Ambiente e conservação de espécies explica ainda que as araras podem passar horas, às vezes dias, despedindo-se do “ente querido”.

Arara morta na Avenida Duque de Caxias (Foto: Paulo Francis)
Arara morta na Avenida Duque de Caxias (Foto: Paulo Francis)

Larissa Tinoco, também bióloga e pesquisadora do Instituto Arara Azul, o indivíduo caído no asfalto parece ser jovem. Muito provavelmente, portanto, trata-se de casal que perdeu o filhote.

Ela detalha que o voo próximo e o canto que parece um choro, contudo, são um chamado. Ou seja, estão mais relacionados a uma tentativa de fazê-lo acompanhá-los do que com o sentimento de perda. “As araras vocalizam para se comunicar. O casal voa vocalizando, por exemplo, como forma de incentivo. Vocalizam e esperam uma resposta”.

Neiva explica ainda que há estudo do instituto indicando que nas áreas urbanas, a principal causa de morte em araras são os acidentes com a rede elétrica. No entanto, numa avenida de grande fluxo de veículos e alta velocidade, o animal pode ter sido atropelado.

Nestes casos, a Solurb, concessionária do serviço de coleta de lixo em Campo Grande, deve ser comunicada para que faça o recolhimento da carcaça do animal. O número é o 0800 647 1005.

Dupla em poste espera reação de ararinha que morreu em avenida (Foto: Geniffer Valeriano)
Dupla em poste espera reação de ararinha que morreu em avenida (Foto: Geniffer Valeriano)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias