Ataque de hackers deixa hospital de Campo Grande sem sistema
Previsão é de que o sistema esteja normalizado e em funcionamento até sexta-feira
A Unidade de Prevenção de Barretos de Campo Grande está sem sistema deste esta terça-feira (27) por conta do ataque de hackers. De acordo com a assessoria, que representa todos hospitais da rede, ainda não há um levantamento de quantos procedimentos foram cancelados ou adiados. A previsão é de que o sistema esteja normalizado e em funcionamento até sexta-feira (30).
Por meio de coletiva de imprensa o coordenador do Departamento de TI (Tecnologia da Informação) da instituição, Douglas Vieira dos Reis, disse que esse ataque foi parecido com o que aconteceu em várias empresas no mundo há cerca de dois meses.
“É um programa que se aproveita da vulnerabilidade do sistema. Ele entra e criptografa alguns dados e lança uma tela pedindo resgate das informações”, explicou.
A mensagem que aparece na tela de todos os computadores dos cinco hospitais e das sete unidades de prevenção é o pedido de pagamento de US$ 300 em bitcoins, uma espécie de moeda virtual por máquina. Só o hospital em Barretos (SP) possui cerca de mil computadores.
No setor de radioterapia de Barretos e Jales (SP), cerca de 350 pacientes tiveram seus exames prejudicados pela invasão. De acordo com uma funcionária do hospital de Campo Grande, que não quis se identificar, alguns exames estão sendo feitos de forma manual.
A reportagem entrou em contato com a unidade de Campo Grande, mas não conseguiu falar com nenhum responsável.