ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Burocracia de cartório faz morador esperar 29 anos para conseguir título de casa

Antônio recebeu o terreno como pagamento de um antigo empregador onde ele construiu a moradia

Por Lucas Mamédio | 06/08/2024 17:49
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um morador do Jardim Monumento passou por uma verdadeira peregrinação para conseguir obter o título imobiliário da própria casa. Foram 29 anos de espera e só agora, em 2024, com ajuda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Soares conseguiu ter a casa no próprio nome.

A causa de tudo isso, segundo a Defensoria, foi uma séria de demandas burocráticas do cartório imobiliário que travavam o processo.

Conforme o coordenador do Núcleo de Família (Nufam), o defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani, a casa de Antonio foi recebida como pagamento de um antigo empregador onde ele construiu a moradia.

“Ao tentar registrar a propriedade, o elese deparou com a necessidade de ajuizar dois processos de inventário, o que o levou a contratar um advogado particular. Mesmo obtendo a carta de adjudicação e a gratuidade da Justiça, Antônio, já sem advogado constituído, enfrentou diversas exigências do Cartório Imobiliário, que travaram o processo”, detalha o coordenador.

Outra dificuldade foi a necessidade de criar uma matrícula individualizada para o imóvel, uma exigência do cartório. Além disso, Antônio teve que apresentar documentos dos proprietários anteriores, o documento de cessão de direitos, realizar o pagamento de dois ITBIs e atualizar a ficha cadastral.

“Achei que bastava registrar o imóvel no cartório, mas me deparei com uma série de dificuldades que eu desconhecia”, relatou Antônio.

O coordenador do Nufam ainda explica que o prazo para este tipo de processo administrativo era para curto e caso esse prazo fosse ultrapassado, seria necessário solicitar novas certidões e iniciar um novo processo administrativo, o que seria custoso para Antônio

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias