Cães da Guarda Municipal ganham canil e já começam a trabalhar
Canil inaugurado na manhã desta segunda-feira (28) tem dois filhotes e um golden retriever de 2 anos
Três cães estão sendo treinados em canil entregue esta manhã à Guarda Municipal para atuar, principalmente, no faro de entorpecentes. No local, o prefeito Alcides Bernal (PP) ressaltou que um dos alvos será o tráfico e venda de drogas, especialmente próximo às escolas e antiga rodoviária, na região central. “Começamos com três cães mas, em breve, teremos novos animais atuando em conjunto com outras forças, como PRF (Polícia Rodoviária Federal), Bombeiros e Agepen”, explicou o prefeito.
Dos três cães que vivem no local, dois já estão aptos ao trabalho: o Chacal, pastor alemão capa preta, de 8 meses, treinado para farejar drogas ilícitas; e o Max, golden ritriever com dois anos de idade, que estará presente em hospitais para ajudar no apoio psicológico a pacientes, por meio da cinoterapia. O terceiro é uma fêmea da raça pastor belga malinois de apenas cinco meses de idade, chamada Atika. Ela deve começar o treinamento anti-drogas quando completar sete meses de vida.
Conforme o guarda municipal e adestrador, Emmanoel Fernandes, o treino inicial dura em média três meses e varia de um animal para outro. “Na verdade o treinamento é constante, para que possam colaborar de maneira efetiva com a segurança sempre que forem solicitados”, explicou o treinador, que conta com 18 cursos nesta área e coordena o os trabalhos que envolvem sete guardas municipais. “É uma forma de aproximar a população de maneira positiva”, finalizou o agente.