Câmara discute caminhos para resolver falta de vagas nos Ceinfs
A falta de vagas nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande será tema de reunião, às 19 horas, desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal. O plano é discutir caminhos para diminuir o déficit no setor. Em 2012, a Central de Vagas apontava carência de 10 mil postos.
Na reunião, o secretário municipal de Educação, José Chadid, e a secretária de Assistência Social, Thais Helena, vão apresentar dados atualizados e revelar as ações para garantir vagas a todas as crianças.
“O acesso à educação infantil é um direito constitucional e queremos debater as carências com a sociedade”, frisou a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que irá mediar o debate.
Também será discutido no encontro a gestão compartilhada entre as secretarias Municipal de Assistência Social e Educação na administração dos Ceinfs. A medida contraria a Constituição Federal, que transferiu a responsabilidade da educação infantil para a pasta da educação.
“Por interesses políticos, foi descumprida, na gestão passada, o que determina a legislação federal e o prefeito (Alcides Bernal) deve analisar a transferência da responsabilidade dos Ceinfs apenas à secretaria de Educação”, comentou a vereadora.