Campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina na 4ª feira
Prorrogada pela terceira vez, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo termina na próxima quarta-feira, dia 31, em Campo Grande. A preocupação é de que um surto de sarampo possa se espalhar pelo Brasil
“A preocupação é que há um surto de sarampo no nordeste brasileiro, com mais de 600 casos confirmados. Os pais precisam se conscientizar sobre a importância da imunização para a saúde da criança e também para deixar a doença longe do nosso Estado”, afirmou a gerente de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Cássia Kanaoka, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Atualmente, o Brasil está livre da pólio.
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.