Campanha é lançada na Capital para promover respeito a idosos no ônibus
Iniciativa da Prefeitura busca conscientizar sobre a importância dos assentos preferenciais

Coordenadoria de Defesa dos Direitos dos Idosos da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos) da Prefeitura de Campo Grande lançou nesta sexta-feira a campanha "Respeite! Esse assento não é seu!", que visa promover o respeito aos assentos preferenciais destinados aos idosos nos transportes coletivos da cidade.
A cerimônia de abertura ocorreu durante o intervalo do baile do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza, em comemoração ao aniversário da cidade. O Coordenador dos Direitos dos Idosos, Cid Pinto, ressaltou que a campanha visa promover convivência harmoniosa nos transportes coletivos, enfatizando a importância do respeito aos assentos preferenciais, destinados a idosos.
Cada assento preferencial é de grande relevância para que as pessoas idosas possam viajar de forma mais confortável e segura. "Estamos lançando hoje essa Campanha para que as pessoas possam ter uma convivência harmoniosa dentro do transporte coletivo, fazendo valer essa lei. Nós sabemos que todos os assentos são preferenciais e que isso deve ser respeitado."
A iniciativa busca não apenas sensibilizar usuários do transporte coletivo, mas também refletir sobre o respeito aos idosos em todos os aspectos da sociedade. A subsecretária da SDHU, Thais Helena, enfatizou a importância de disseminar essa abordagem educativa: "Queremos levar essa reflexão à sociedade, abordando estudantes e outras pessoas, cobrando o cumprimento da legislação e reforçando o respeito, a conscientização e o direito do outro."
Durante a campanha, serão distribuídos panfletos educativos e afixadas faixas educativas nos terminais e pontos de grande aglomeração de usuários do transporte coletivo. Essas informações visam esclarecer sobre a utilização correta dos assentos preferenciais, que incluem idosos e outros perfis como pessoas com deficiência, gestantes, pessoas obesas, pessoas com transtorno do espectro autista e parturientes. A campanha está alinhada com os dispositivos da Lei Municipal nº 5.790/2016.