Campo Grande conquista 3° lugar em prêmio Cidade Caminhável
Premiação avalia projetos realizados por órgãos públicos que promovem a caminhabilidade urbana
Campo Grande fica entre os três finalistas do Prêmio Cidade Caminhável, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com o apoio da organização internacional Walk 21. O prêmio tem como objetivo avaliar iniciativas e projetos realizados por órgãos públicos que promovem a caminhabilidade urbana.
Na categoria Cidades Grandes, destinada a municípios com mais de 800 mil habitantes, Campo Grande, por meio do projeto Reviva Campo Grande, conquistou a terceira colocação. A edição de 2023 do prêmio contou com a participação de 17 cidades de sete estados, totalizando 32 inscrições.
Nesta edição, o projeto Reviva Campo Grande foi submetido a uma análise criteriosa em diversos aspectos, que inclui a caminhabilidade, o impacto, a participação social, a colaboração e a inovação.
De acordo com a comissão técnica Prêmio Cidade Caminhável, a aprovação dos cidadãos também foi considerada. “[O projeto] se destacou pela avaliação dos resultados, que indicou que 93% da população e 93% dos comerciantes avaliaram positivamente as mudanças”, afirmam em relatório da premiação.
O Prêmio Cidade Caminhável também reconheceu outros projetos exemplares. Entre eles, destacam-se o Parque Urbano da Lagoa da Fazenda, de Sobral (CE), que promoveu a requalificação de uma área de mais de 175 mil m², e o projeto Ruas de Brincar, de Jundiaí (SP), que convida a população a abrir trechos de ruas para atividades recreativas aos domingos e feriados.
Requalificação - Iniciado em 2017, o Reviva Campo Grande teve as primeiras obras para requalificação completa da Rua 14 de Julho entre 2018 e 2019. As obras de requalificação do entorno da rua 14 de Julho, denominada de microcentro, iniciaram em 2021 e foram concluídas em 2022. Neste período também foram realizadas as obras de corredor de transporte público no centro.
Segundo a coordenadora do Programa Reviva Campo Grande e subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, a requalificação da rua 14 de Julho priorizou a mobilidade ativa e a caminhabilidade como principais benefícios para a população.
"A implantação do programa proporcionou uma das maiores extensões de calçadas padronizadas e acessíveis, com instalação de piso tátil direcional e de alerta, além de outros mecanismos, em relação a demais projetos de requalificação. Isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas", explica Catiana.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.