Campo Grande ganha Dia do Caçador, Atirador e Colecionador de Armas
"Dia do CAC" será lembrado na Capital anualmente em 23 de outubro
Campo Grande agora tem o "Dia do CAC", sigla que significa Caçador, Atirador Desportivo e Colecionador de Armas de Fogo. A data será lembrada anualmente em 23 de outubro.
Promulgada pela Câmara de Campo Grande, a Lei Municipal nº 7.037, de 24 de abril deste ano, inclui a data comemorativa ao calendário oficial da capital sul-mato-grossense. Quem assinou o ato foi o atual presidente da Casa de Leis, Carlos Borges (PSB), já que a titular do Executivo, prefeita Adriane Lopes (Patriota), não o sancionou.
A proposta foi apresentada há um ano pelo parlamentar Tiago Vargas (PSD), que é ex-policial civil.
"Em Mato Grosso do Sul, seremos a primeira cidade a ter o dia do CAC. Esse projeto homenageia uma atividade que cada vez mais cresce não só aqui na Capital, mas em todo o Brasil. Os CACs são amantes do que fazem, são unidos, disciplinados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que vincula a questão relacionada às armas de fogo”, ele afirmou.
Na Câmara, o projeto foi aprovado quase com unanimidade dos votos a favor dos vereadores. Somente cinco votaram contra.
CACs em MS - Conforme dados do CMO (Comando Militar do Oeste) obtidos pelo Campo Grande News, até julho do ano passado, havia 16.356 CACs com registro em Mato Grosso do Sul. Em todo o país, o índice apresentou crescimento de 474% entre 2018 e 2022, sendo um grupo maior que o de forças de segurança.
Dia do Sertanejo Universitário - Nesta mesma semana, o calendário oficial da cidade ganhou também o Dia da Música Sertaneja Universitária, que será comemorado todo dia 3 de maio. A lei foi assinada pela prefeita Adriane Lopes.