Campo Grande já começa a receber parabólica digital para a chegada do 5G
Cerca de 5,8 mil campo-grandenses, inscritos em programas sociais terão direito a instalação gratuita
Campo Grande já começou a ser preparada para receber a tecnologia 5G. Com isso, todas as residências que possuem antena parabólica precisam realizar a troca para a parabólica digital. As instalações serão feitas pela empresa Siga Antenado.
A partir da ativação da nova tecnologia, o prazo para as pessoas fazerem a troca é de até 90 dias. No entanto, o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que é importante as pessoas se anteciparem para que não tenha interferência e perda de qualidade.
Os principais problemas são: ter chuviscos, imagem travada e até mesmo interrupção da transmissão.
As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que utilizam as antenas no modelo antigo para sintonizar canais de televisão, irão receber o kit e a instalação de forma gratuita. A previsão é que, em Campo Grande, 5,8 mil pessoas sejam beneficiadas.
Guerra explica que a troca é necessária para que a tecnologia 5G possa ser ativada. Como a nova tecnologia vai operar na mesma frequência que a parabólica tradicional (Banda C), os usuários precisam substituir os equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.
“Nós temos esse trabalho em duas etapas, a Siga Antenado, primeiro prepara o terreno, que é liberar a frequência de 3,5 GHz, para que as operadoras, na segunda etapa, possa ativar o seu sinal. Nós pretendemos terminar esse trabalho ainda em setembro. A partir disso, existe um processo de definição da data [para o 5G], que é definido por um grupo, que é presidido pela Anatel, e assim se defini a data”, explica. Ele acredita que a tecnologia possa chegar em Campo Grande até o final do ano.
No Brasil, 12 capitais já operam com a tecnologia 5g, ou seja, as antenas digitais já estão instaladas em Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória e Florianópolis.
Já em Fortaleza, Recife, Natal, Cuiabá e Campo Grande, foram iniciados os trabalhos feitos pela Siga Antenado.
Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande é a primeira cidade a receber essa troca, depois, ainda sem data definida, vai se estender para o interior.
Segundo a empresa, estão sendo priorizadas as capitais, depois as cidades com mais de 500 mil habitantes até esse ano, e mais de 200 mil habitantes junho do ano que vem.
As pessoas que não estão nos programas do Governo, vão ter que adquirir o kit, que custa entre R$ 400 e R$ 1 mil, dependendo da região. No entanto, a Siga não tem vínculo com o regulamento do mercado.
O kit contém antena, conjunto de cabos e conectores e receptores da Banda KU.
Como agendar e consultar – Para saber se tem direito ou não ao kit gratuito, e também agendar a troca, podem ligar no número 0800-729-2404 ou acessar o endereço eletrônico www.sigaantenado.com.br e inserir o CPF ou NIS.