Capital abre 48 polos de vacinação contra covid nesta terça-feira
Já o imunizante contra a gripe está disponível em todas as 72 unidades de saúde

A prefeitura de Campo Grande abre 48 polos de vacinação contra covid-19 nesta terça-feira (14). Já o imunizante contra a gripe pode ser encontrado em todas as unidades de saúde.
Qualquer cidadão com mais de 12 anos pode ser vacinado contra o coronavírus. A quarta dose (D4) está disponível para pessoas acima de 50 anos, imunossuprimidos maiores de 18 anos e trabalhadores da saúde. Para isso, o cidadão deve ter tomado a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses.
Adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades podem receber a D3 caso tenham tomado a segunda dose (D2) há quatro meses, e os maiores de 18 anos imunossuprimidos, há pelo menos 28 dias.
E quem busca a segunda dose, deve observar as datas marcadas no cartão de imunização. No caso da primeira dose, a recomendação é se cadastrar no site da prefeitura. Já aquele que tomou outras doses em outros municípios também precisa se cadastrar.
Para o público de 5 a 11 anos, os locais são os mesmos. Porém, qualquer criança só será vacinada por um dos pais ou responsável legal, ou com termo de consentimento devidamente assinado e apresentação de cópia de documento pessoal.
Além disso, após a aplicação, a criança deve ficar em observação por 20 minutos. Confira os locais abaixo.
Gripe – A vacina disponível na rede pública foi atualizada e é eficaz contra o vírus “Influenza” H3N2, que circulou no ano passado e matou tantas pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios. A vacina da Influenza protege contra H1N1, H2N3 e Influenza B.
Podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.