Capital abre centro de apoio ao surdo com intérprete para resolver burocracias

Publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial de Campo Grande a regulamentação do Cmilcg (Centro Municipal de Interpretação de Libras) para atender pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
O centro municipal vai funcionar dentro da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, no Centro da cidade, com quatro intérpretes de libras para resolver as burocracias junto aos surdos em órgãos públicos e privados, tanto em atendimento presencial quanto on-line.
Intérprete de Libras, Valdir Balbueno, de 27 anos, é um dos profissionais que trabalha fazendo a tradução. "Nós auxiliamos a todos os surdos que nos procuram para atendimento na área jurídica, médica, hospital, delegacia, fórum", elenca.
Os intérpretes, quando têm a disponibilidade, vão até o local onde o surdo necessita da tradução. "Futuramente, como teremos muitas demandas, alguns atendimentos terão de ser on-line. Quando são eventos grandes é preciso enviar ofício para ver a disponibilidade", explica Valdir.
Os serviços podem ser solicitados diretamente do Centro, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 2260 (em frente ao Belmar Fidalgo). O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. Outras informações pelo telefone: 2020-1181.