Capital começa a testar ‘ônibus verde’ movido 100% a gás e com ar-condicionado
Iniciativa irá testar novo transporte público que emite menos poluentes e garante mais conforto aos usuários
Se você viu um ônibus verde circulando pelas ruas da Capital é um sinal do futuro que está chegando. O novo veículo utilizado pelo Consórcio Guaicurus é resultado de uma parceria da prefeitura com o governo do Estado e a MSGás para promover sustentabilidade ao trocar o diesel pelo GNV (Gás Natural Veicular).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande está testando um novo ônibus movido a GNV, em parceria entre a Prefeitura, o governo do Estado e a MSGás, com o objetivo de promover a sustentabilidade no transporte público. O ônibus, que opera na linha 082 - Aero Rancho - Shopping, é equipado com ar condicionado e oferece uma viagem mais confortável e silenciosa. Os testes visam avaliar a viabilidade do GNV como alternativa ao diesel, considerando fatores como distância, clima e condições de terreno. A iniciativa é considerada um passo importante para a inovação e a sustentabilidade no transporte público da cidade, com o objetivo de reduzir significativamente as emissões de poluentes e oferecer um futuro mais sustentável para a capital sul-mato-grossense.
Este protótipo está em teste a partir desta semana e garante reduzir significativamente as emissões de poluentes. Esses veículos vão operar inicialmente na linha 082 - Aero Rancho - Shopping.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) explica que a escolha desse itinerário levou em consideração os dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.
Durante os próximos dias serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do GNV como alternativa ao diesel, considerando as especificidades pontuais, como distâncias, clima e condições de terreno.
O modelo K 280 IB 4x2, da fabricante Scania, tem capacidade para transportar 44 passageiros (incluindo pessoa com deficiência), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático, proporcionando uma viagem mais confortável, além de oferecer aos usuários um ambiente mais silencioso e agradável. O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.
"Ao iniciarmos os testes do ônibus movido a gás natural, estamos dando um passo significativo em direção à inovação e à sustentabilidade no transporte público de Campo Grande. Essa parceria entre a prefeitura, o governo do Estado, a MSGás e o Consórcio Guaicurus, reafirma nosso compromisso em proporcionar uma mobilidade urbana mais eficiente e menos poluente”, afirmou a prefeita, Adriane Lopes (PP).
O ônibus será monitorado em várias rotas, permitindo uma análise abrangente de seu desempenho sob diferentes condições. Especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto.
“Estamos liderando o Centro-Oeste com esta tecnologia, que não só melhora a qualidade do transporte, mas também garante um futuro mais sustentável para nossa cidade. Esperamos que esses testes tragam resultados positivos e que possamos expandir essa iniciativa, beneficiando nossa população com um transporte mais moderno e confortável”, acrescentou Adriane.
De acordo com a CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, esse ônibus vai reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande. “Essa ação também faz parte da política do governador Eduardo Riedel, que é tornar Mato Grosso do Sul um Estado carbono zero até 2030. É uma conquista de toda população da capital sul-mato-grossense”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.