Capotagem com vítimas: equipes participam de competição de salvamento
Campeonato regional, realizado pelos bombeiros, vai decidir quais equipes seguirão para a seletiva estadual
Equipes de emergência participam do 1º Desafio Sul-Mato-Grossense de Salvamento Veicular e Trauma nesta sexta-feira (6), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O campeonato regional, realizado pelo Corpo de Bombeiros, vai decidir quais grupos seguirão para a seletiva estadual em São Paulo.
Além dos bombeiros, participam do evento, que acontece desde ontem (5), acadêmicos da área de saúde, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163.
Segundo o tenente-coronel Luidson Noleto, o foco da competição é o atendimento a acidentes automobilísticos e traumas com cenários simulando ocorrências com vítimas graves, presas às ferragens. “Cada equipe tem que fazer o atendimento em 20 minutos. “Como é uma competição os avaliadores não são do Estado. Tem gente de São Paulo, Amapá, Rio Grande do Sul, entre outros”, disse.
Cada equipe, com sete componentes, será analisada de forma individual. Vence quem tiver a maior pontuação nos critérios estabelecidos pelos examinadores. “A competição exige muito e aproveita para treinar. É uma forma também de fazer os socorristas utilizarem a mesma linguagem no atendimento à população”, destacou.
A competição é aberta ao público e vai até as 18h desta sexta-feira (6). Os veículos foram cedidos pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). No total, participam cerca de 80 militares.
Acadêmica de enfermagem na Unigran, Nicolle Garcia Beltran, de 21 anos, está no 7º semestre e resolveu participar do campeonato para aprender mais. Ela será uma das vítimas do acidente. Vai passar por maquiagem para simular os ferimentos.
“É tudo muito real, dá para aprender, fiquei emocionada vendo os socorristas tentando salvar as vítimas. Essa é uma área que eu sempre tive interesse em atuar, sempre tive vontade de ajudar o próximo”, contou.
Competição mundial - Em 2016, bombeiros e médicos de Mato Grosso do Sul ficaram em 1º lugar na competição mundial de salvamento veicular. O grupo ganhou o troféu de melhor time rápido de desenvolvimento. O Estado participou com duas equipes que competiram nos três cenários de prova, além da equipe de trauma.
Confira a galeria de imagens: