Carreta da Mamografia oferece exames gratuitos, mas tem baixa procura
Foram disponibilizadas 50 vagas e atendimentos serão realizados até às 16h desta segunda-feira (25)
Com baixa procura, Carreta da Mamografia faz exames gratuitos na rodoviária, nesta segunda-feira (25). Durante a manhã, apenas quatro pessoas haviam procurado por exames no local. A carreta atenderá quem chegar pelo local e mulheres que precisaram ser remarcadas, das 8h às 16h de hoje.
Os exames feitos na carreta, papanicolau e mamografia, são enviados para o Hospital de Barretos para análise. O resultado é entregue na casa da paciente em cerca de 40 dias, pelos Correios. Caso haja alguma alteração, o Hospital do Amor, responsável pelo projeto, entra em contato com a paciente para exames complementares e consulta com médico em até 20 dias.
O papanicolau, exame que detecta o câncer de colo de útero, pode ser realizado em mulheres de 25 a 65 anos. A mamografia poderá ser feita em mulheres de 40 a 69 anos que comparecerem até o local.
A enfermeira do Hospital do Amor, Graziela Barbosa, 39, explica que o atendimento do hospital acompanha do rastreio até o diagnóstico final. Após o diagnóstico, a paciente entra no Sisreg (Sistema de Regulação) e é encaminhada para tratamento. "É como se fosse 50% do caminho andado. A gente vai fazer todos os exames de rastreio, todas as biópsias, biópsias cirúrgicas se necessário, e aí andar até o diagnóstico final", comentou.
Segundo ela, nos últimos 10 anos, a Carreta da Mamografia já atendeu mais de 600 mil mulheres. As unidades móveis atendem 30 municípios de Mato Grosso do Sul. O projeto se mantém apenas por doações.
Pane - Os atendimentos que ocorreriam no dia 5 de março, na rodoviária, precisaram ser remarcados para hoje após o caminhão ter tido uma pane. Segundo a enfermeira, era preciso uma ligação trifásica para poder dar suporte aos equipamentos do caminhão.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.