ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Casa Rosa abre com expectativa de zerar fila em exames na Capital

São 4 a 5 mil mulheres esperando por exames e consultas; 80 pacientes serão atendidas por semana

Adriel Mattos e Jhefferson Gamarra | 11/11/2021 16:31
Atendimento começou nesta quinta-feira, em espaço na Maternidade Cândido Mariano. (Foto: Kísie Ainoã)
Atendimento começou nesta quinta-feira, em espaço na Maternidade Cândido Mariano. (Foto: Kísie Ainoã)

Campo Grande passa a contar a partir desta quinta-feira (11) com a Casa Rosa, um espaço voltado para saúde da mulher na prevenção do câncer de mama. A clínica vai funcionar na Maternidade Cândido Mariano.

Serão atendidas, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), 80 mulheres por semana. A dona de casa Cristina Olms, 56 anos, trata um nódulo há dois anos e acredita que agora verá o atendimento ser mais ágil.

“Sei bem como é passar por todo esse processo, agora as coisas vão ser bem melhores e mais rápidas para quem iniciar o tratamento. Por si só a doença já é um sofrimento mas a espera prejudica muito mais. Se Deus quiser agora as coisas vão ser muito mais rápido”, avalia.

Mastologista, o vereador Victor Rocha (PP) é o idealizador do projeto. Para viabilizar o espaço, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) assinou emenda de R$ 350 mil para iniciar as atividades. “Conseguimos uma emenda do deputado Dagoberto para custear seis meses e ele se comprometeu a trazer outra emenda para mais seis meses. Me reuni com o prefeito Marquinhos [Trad, PSD] e vai apoiar essa iniciativa”, garantiu.

Ainda conforme o parlamentar, entre 4 e 5 mil pacientes aguardam atendimento, entre consultas e exames. “Vamos fazer até mutirão nos sábados para zerar essa fila em três meses”, disse Rocha.

A Casa Rosa fica instalada na unidade do ambulatório social da Maternidade Cândido Mariano, localizada na Rua 25 de Dezembro, 509.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), foram registrados 66.280 mil casos novos de câncer de mama em todo o Brasil, sendo 850 apenas em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias