CCZ localiza morcego com vírus da raiva e vacina animais no Itanhangá
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) localizou morcego com o vírus da raiva e vacina cães e gatos na região do bairro Itanhangá, em Campo Grande. Os agentes de endemias também distribuem material informativo para moradores e comerciantes.
A principal orientação é que os donos dos animais mantenham atualizada a vacinação antirrábica. No caso do morcego, a equipe do CCZ retira o animal. Para imobilizá-lo, deve-se colocar um balde em cima até a chegada dos agentes de endemias. Cães e gatos devem ficar afastados do mamífero.
O centro funciona das 7h às 21h. Caso o morcego seja localizado depois desse horário, deve-se mantê-lo isolado com auxílio do balde. Os técnicos não fazem captura de morcego em árvores, somente em imóveis. O CCZ pode ser acionado por meio do telefone (67) 3313-5000.
Em maio deste ano, um homem de 38 anos diagnosticado com raiva humana morreu no HU (Hospital Universitário) da Capital. A vítima foi mordida por um cão infectado em Corumbá e só procurou ajuda 60 dias após o contato com o animal.