Centro de Saúde do Aero Rancho conciliará reforma com atendimentos
Prefeitura autorizou obras no complexo, com 4 estruturas, e orçamento de R$ 4,4 milhões
O complexo de saúde que funciona no Conjunto Aero Rancho, com quatro estruturas, passará por reforma completa, com o desafio de conciliar as melhorias estruturais com os atendimentos médicos. No CRS (Centro Regional de Saúde) e na UBS (Unidade Básica de Saúde) o público e profissionais terão que conviver com as obras, que são previstas em R$ 4,4 milhões.
Esta manhã foi assinada a ordem de serviço para a reforma completa, que inclui uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e um Caps (Centro de Atendimento Psicossocial). Este último, por se tratar de um prédio menor, que não permite remanejamento dos serviços a medida que a obra avançar, terá os atendimentos deslocados para uma estrutura da Prefeitura no vizinho Guanandi, em endereço ainda não revelado.
A reforma da unidade era esperada há cerca de trinta anos, na região mais populosa da cidade, lembrou a secretária de Saúde, Rosana Leite. Ela disse que a Prefeitura acompanhará a evolução para que a reforma atenda a expectativa da comunidade.
A renovação das estruturas prevê adaptações físicas, acessibilidade, ampliação da área coberta, substituição de telhado, renovação nos banheiros, calçamentos e pisos, trabalho que deve durar um ano.
A prefeita Adriane Lopes (PP) apontou a relevância do centro para a região, com cerca de cem mil moradores e do desafio de assegurar atendimentos ao mesmo tempo em que os prédios serão reformados. Mas considerou que as obras são necessárias para aperfeiçoar os serviços de saúde, uma iniciativa que vinha sendo planejada desde 2021.
“Não podemos parar o serviço, mas precisamos trazer a mudança, que há mais de 30 anos os moradores do Aero Rancho têm cobrado”, apontou, complementando que “não é só a reforma, mas a ampliação, por que aumentou a população e nós precisamos aumentar os serviços prestados”.