Chuva derruba teto de Conselho Tutelar e danifica documentos
Temporal da noite de domingo fez ceder teto de Conselho Tutelar e danificou documentos
A forte chuva do fim da tarde e noite deste domingo danificou o teto de uma das salas do Conselho Tutelar Bandeira, que fica na região do Jardim São Lourenço, próximo à avenida Eduardo Elias Zahran, em Campo Grande, e a água acabou atingindo documentos referentes a atendimentos realizados. Hoje cedo, os conselheiros já pediram providências ao dono do imóvel e informaram o fato à prefeitura e à Vara da Infância e Adolescência.
Os conselheiros ainda não puderam dimensionar o tamanho do estrago causado à documentação. Os conselhos tutelares utilizam um sistema nacional para registro dos atendimentos, chamado Sipia, mas ainda assim havia muitos procedimentos registrados em folhas de papel, documentos antigos. Por lei, é necessário preservar a documentação referente a menores de idade por até cinco anos após a maioridade.
A reportagem apurou que a sala atingida pela forte chuva é um anexo no imóvel, uma casa que acabou precisando de adaptação, porque não havia sala para todos os conselheiros. Cada um dos cinco conselhos da cidade têm cinco conselheiros. No caso da unidade Bandeira, foi preciso criar uma sala extra e foi nela que a chuva causou o estrago.
O computador também foi molhado pela chuva que atingiu a sala depois do rompimento do teto. Os conselheiros aguardavam a chegada de profissional da área de tecnologia para avaliar se o equipamento ficou danificado.
A conselheira que atendia no local irá dividir sala com outro colega até a reforma do lugar.