ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Chuva rápida alaga residências em bairros de Campo Grande

Nadyenka Castro e Viviane Oliveira | 09/04/2012 17:15

Defesa Civil emitiu alerta de temporal para a Capital

Bombeiros foram acionados para escoar água na casa de Jaime, no Taquaral Bosque. (Fotos: João Garrigó)
Bombeiros foram acionados para escoar água na casa de Jaime, no Taquaral Bosque. (Fotos: João Garrigó)

A chuva rápida que caiu sobre Campo Grande na tarde desta segunda-feira alagou residências.

No bairro Taquaral Bosque, na casa de Jaime Nery, 56 anos, foi inundada. O marceneiro conta que a água subiu 70 centímetros e foi preciso quebrar a parede de um dos quartos para o escoamento.

Segundo Jayme,a esposa dele saiu do imóvel levando documentos e roupas. E, de acordo com ele, foi só isso que foi salvo, o restante - móveis, objetos, eletrodomésticos - ficou danificado.

A casa de Jayme fica na rua Simões, que conforme os moradores, inunda na maioria das vezes que chove. Para eles, isso acontece porque a via é mais baixa que outras e falta escoamento. “Aqui não tem uma casa que não foi alagada”, fala o encanador Sidneyy Aparecida Barbosa, 70 anos.

Sidneyy mora há 10 anos no local e diz que antes da via ser asfaltada não havia problemas de alagamento.

Uma das residências constantemente alagada é a da empregada doméstica Valdenir Silva dos Santos, 33 anos. Ela já foi personagem de várias matérias sobre temporal e recortou algumas, colou em uma cartolina e, segundo ela, a intenção é mostrar às autoridades.

Mata do Jacinto - No bairro próximo ao Taquaral Bosque, o alvo das inundações é sempre a casa da aposentada Veridiana Vieira de Arruda, 77 anos.

O imóvel fica na rua Lucas Evangelista Leite, no encontro com a João Gutierrez, que é íngreme. Por causa disso, sempre que chove a casa de Veridiana é alagada.

Jaime em meio à inundação. Parte da água já havia escoado.
Jaime em meio à inundação. Parte da água já havia escoado.

Sabendo disso, um neto dela, que mora perto, liga toda vez a chuva fica mais forte. Nesta segunda-feira não foi diferente. “Ele me ligou e eu disse: meu filho, estou em cima do sofá e a casa está toda alagada”, fala a idosa.

O neto de Veridiana ligou para o Corpo de Bombeiros, mas, quando os militares chegaram a água já havia escoado. Já na casa de Jaime, no Taquaral Bosque, foi preciso usar equipamentos para tirar a água.

Alerta - A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) emitiu alerta para ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais.

A Defesa Civil recomenda a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de queda de árvores, deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar a trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes.

Previsão - Segundo informações do meteorologista Natálio Abrahão Filho, pode chover também nesta terça-feira em Campo Grande e outros municípios de Mato Grosso do Sul. O sol predomina pela manhã.

De acordo com Natálio, à tarde as nuvens aumentam e pode chover em várias cidades.

Nos siga no Google Notícias