Com alta de furtos na Capital, bueiros sem tampa geram medo de acidentes
Conforme a Sisep, a cidade registra cerca de 130 furtos de tampas de bueiros a cada mês
Bueiros abertos espalhados por Campo Grande provocam perigos diversos, tais como acidentes de trânsito ou alagamentos, e têm sido cada vez mais frequentes, por conta de furtos. Equipe de reportagem percorreu a cidade e verificou valas abertas em diferentes bairros.
Na Rua das Balsas, na entrada do Bairro Estrela do Sul, há dois bueiros abertos, um do lado do outro. O aposentado Adejanir Lemes, de 57 anos, comenta que muitos são furtados e provocam acidentes.
O problema disso tudo é que o pessoal arranca para vender. O principal é isso, aí oferece risco para a população. Pode cair alguém, ter um acidente. Se cair a roda de uma moto, não quero nem pensar", diz o morador Adejanir.
De acordo com a lei 13.308, de 2016, o poder público é encarregado da limpeza e manutenção de bueiros e redes de drenagem da água da chuva em cidades. Isso considera “saúde pública, segurança da população e patrimônios público e privado”.
Naquele ano, a Defesa Civil chegou a pedir sequestro de R$ 252 mil da prefeitura para pagar limpeza de bueiros no Bairro Santo Amaro, em Campo Grande.
Mapa interativo do Campo Grande News quer saber onde há bueiros abertos nas ruas da Capital. Insira abaixo o local e deixe seu relato:
Perigo - No encontro das ruas Papilon com a das Baldas, um bueiro na esquina está aberto e foram colocadas madeiras no local. A depiladora Maria Tomazio, de 62 anos, afirma que “a situação é péssima”. “Olha a situação disso, jogam lixo, é perigoso cair gente dentro.”
Na esquina das ruas Riachão com a do Livramento, no Bairro Coronel Antonino, o treinador Vinicius Moraes, de 30 anos, teme que pessoas se machuquem com esta situação. “Uma pessoa pode cair, ter acidente. É ruim para o bairro, para todo mundo, para a população.”
Em março deste ano, região da Capital sofreu com força da chuva e bueiros abertos transbordaram.
Em 2012, segundo a concessionária responsável pelo esgoto da cidade, Águas Guariroba, havia cerca de 12 mil bueiros na Capital.
Procurada, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou ao Campo Grande News que há 80 mil bueiros na cidade, e que, neste ano, há uma média de 130 furtos de bocas de lobo, por mês.
A pasta ressalta que a velocidade desses crimes está “muito grande” e garante que programam a substituição assim que tomam conhecimento da falta de estrutura.
Denuncie - Conforme a prefeitura, denúncias podem ser feitas por meio do número 156. Posteriormente, auditores verificam o local e a Sisep realiza a manutenção, conforme rotina preestabelecida.
Pensando nesta situação, a enquete do Campo Grande News desta sexta-feira (22) quer saber se há bueiros sem tampa na rua da sua casa. Responda ao final desta matéria ou na capa do jornal e deixe seu relato ou fotos nas nossas redes sociais.