Com apenas 8 leitos vagos, HR aciona nível amarelo e pode recusar pacientes
Hospital Regional atingiu máximo da capacidade e entrou na 3ª fase de atendimento na pandemia
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) atingiu 90,4% de ocupação de leitos críticos nesta segunda-feira (6). Com apenas 8 camas vagas, a instituição de saúde acionou o nível 3 do plano de enfrentamento à covid-19, sinalizado pela cor amarela.
Segundo plano emergencial do NIR (Núcleo Interno de Regulação), o nível permite ao hospital suspender a entrada de novos pacientes pelo período de seis horas. A recusa deve ser oficiada via direção técnica à Central de Regulação e ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Conforme plano de enfrentamento, o nível amarelo foi acionado uma vez que o pronto-atendimento médico já conta com pelo menos 56 pacientes graves e 21 críticos, e os setores de internação chegaram a 244 leitos ocupados.
O plano diz que a fase 3 é atingida quando todos os 130 leitos nas tendas do hospital de campanha também estão em uso. Via assessoria de imprensa, o hospital alega que a estrutura não chegou ao limite de sua capacidade e que novas estratégias são traçadas em reuniões, hoje.
Em transmissão ao vivo nesta terça (7), o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, disse que o hospital “ultrapassou o ponto crítico”.
O secretário anunciou reforço de mais 20 leitos no HR a partir da semana que vem e adiantou articulação para dotar o Hospital do Câncer Alfreedo Abrão de 18 camas para pacientes da covid-19, e a Santa Casa de mais 20 leitos.
Boletim de ontem do HR dava conta de 75 internados por novo coronavírus. Destes, 34 na enfermaria e 39 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Outros dois foram classificados como curados do vírus, mas seguem hospitalizados.
Na prática, o nível amarelo do plano de enfrentamento à covid-19 no Regional tem os mesmos critérios de acionamento do nível vermelho. A diferença é que a fase mais crítica do projeto prevê a adição de alas de pontos de cuidados em alas cirúrgicas, de Endoscopia, Hemodinâmica e ambulatório.
No nível 4, o HR ainda poderá suspender o atendimento a novos pacientes por um período de 12 horas.
Boletim - Segundo a SES, Mato Grosso do Sul atingiu 10.687 casos confirmados de novo coronavírus e 128 óbitos.