Com cultos e missas, cemitérios fazem programação especial
Além de atividades religiosas, cemitérios terão palestras e apresentações musicais nesta quinta-feira
O Dia de Finados, um dos feriados mais tradicionais da cultura brasileira, será celebrado nesta quinta-feira (2). Como é costume, diversos cemitérios, tanto particulares quanto municipais na Capital, estão organizando programações especiais para receber parentes e amigos que desejam prestar suas homenagens aos entes queridos falecidos.
No Cemitério Jardim das Palmeiras, localizado na Avenida Tamandaré, na Vila Nasser, o dia começará com uma missa conduzida pelo Arcebispo Dom Dimas às 9h30. À tarde, às 17h, o padre Paulo Roberto irá celebrar outra missa com a bênção de velas.
Já no Cemitério Nacional Parque, localizado na Rua Ribeira, no bairro Moreninha IV, estão programadas duas missas para o dia, às 10h e às 17h. Em ambas as missas, acontecerá a bênção de velas.
O Cemitério Parque das Primaveras, na Avenida Senador Filinto Müller, no Jardim Parati, abrigará cultos e missas de diferentes religiões e denominações cristãs. De manhã, haverá culto da Igreja Ortodoxa (às 8h), culto da Igreja Batista (às 9h), culto da Federação Espírita (às 10h) e culto da Igreja Adventista do 7º Dia (às 11h). No período da tarde, às 15h, ocorrerá o culto da Assembleia de Deus, seguido pela missa da Igreja Católica às 17h.
Localizado na Avenida Guaicurus, no Jardim Campo Alto, o Cemitério Park Monte das Oliveiras começará o Dia de Finados com uma missa às 9h e terá um culto evangélico às 16h.
Com programação para a criançada, o Cemitério Parque de Campo Grande, na Avenida Senador Filinto Müller, bairro Pioneiros, oferecerá programação durante o dia todo. Para as crianças, haverá espaço com cama elástica e pipoca.
De manhã, haverá uma apresentação ao vivo com o coral Edenis Music, acompanhado de música ao vivo com piano e voz. À tarde, a música ao vivo será instrumental, com piano, voz e violino. Os portões serão abertos a partir das 5h30.
No Cemitério Memorial Parque, situado na Rua Francisco dos Anjos, bairro Universitário, haverá uma palestra sobre o luto conduzida pela psicóloga Raissa Pedroli, especialista no assunto.
Cemitérios públicos - Os cemitérios municipais Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião estarão abertos das 6h às 17h. Missas pela manhã serão realizadas, com horários definidos pelas instituições religiosas que conduzirão as celebrações.
Além disso, os cemitérios disponibilizarão mapas de localização das sepulturas, e os servidores auxiliarão os visitantes na busca pelos entes queridos.
Serviços - Com expectativa de receber 30 mil pessoas, banheiros químicos serão instalados nos cemitérios municipais. A Prefeitura de Campo Grande também mobilizou uma força-tarefa para limpeza, organização, segurança e transporte.
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) estará presente nos cemitérios para garantir a segurança dos visitantes, com 22 viaturas entre motos e carros e um efetivo de 70 servidores, incluindo um drone para prevenir vandalismo e furto, além de auxiliar no controle do trânsito no entorno dos cemitérios.
O transporte público terá tarifas reduzidas para os usuários portadores do Smart Card/Cartão Cidadão, que pagarão R$ 1,85. Além disso, várias linhas seguirão um horário de funcionamento semelhante ao dos sábados, com três novas linhas adicionadas para atender aos cemitérios do Pênfigo, Santo Amaro e Santa Carmélia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.