ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 12º

Capital

Com estoque crítico, Hemosul decreta emergência e convoca doadores

Iniciativa busca reforçar a doação de sangue tipo O+; unidade dispõe apenas de 21 bolsas

Por Gustavo Bonotto | 12/08/2024 22:34
Pessoa durante doação de sangue, no Hemosul da Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Pessoa durante doação de sangue, no Hemosul da Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Hemosul de Campo Grande convocou, nesta segunda-feira (12), doadores do tipo O- e O+ para abastecer o estoque sanguíneo da unidade, que atualmente está em situação de emergência.

De acordo com a gerência, o estoque ideal para atender as demandas diárias seriam de 250 bolsas. No momento, a instituição conta com somente 21. Nota enviada à imprensa pontuou ainda que as bolsas da tipagem O+ são as mais urgentes.

"Essa tipagem é comum, e por isso, é mais utilizada nos procedimentos de transfusão", discorre a administração do centro hematológico.

Para doar sangue, os interessados devem comparecer a uma das unidades de coleta portando um documento oficial com foto. É necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, o doador deve pesar 51 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.

Na Capital, existem três unidades para doação de sangue. No Hemosul Coordenador, o horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Já no Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 - Aero Rancho, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Por fim, a unidade da Santa Casa, na Rua Rui Barbosa, 3.633, também abre das 7 às 12h em dias úteis.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias