ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com laboratório, população participa de readequação da Esplanada Ferroviária

Depois do encerramento das atividades do Laboratório, um relatório será entregue para a Prefeitura até outubro

Fernanda Palheta | 06/09/2019 12:44
Com laboratório, população participa de readequação da Esplanada Ferroviária
No Armazém Cultura, As atividades do Laboratório começaram no dia 19 de agosto e seguem até o dia 23 de setembro, das 9h às 21h (Foto: Fernanda Palheta)

Com debates, palestras, encontros abertos e oficinas, o Laboratório Urbano Efêmero de Campo Grande vai ouvir até o dia 23 de setembro as demandas e ideias da população para a readequação da Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras, no bairro Cabreúva.

O convênio da prefeitura no valor de R$ 200 mil atende uma exigência feita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o Reviva Campo Grande. “Uma exigência que vai ao encontro do que estamos fazendo na gestão: ouvir a população”, apontou o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), durante a atividade Café com Histórias, na manhã desta sexta-feira (6).

Marquinhos ainda destacou a importância da ação. “Eu não iniciei nenhuma obra sem ouvir a população, se não vai dar problema”, disse.

Com laboratório, população participa de readequação da Esplanada Ferroviária
A atividade Café com Histórias, na manhã desta sexta-feira (Foto: Fernanda Palheta)

A coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadim, explica que a Prefeitura investiu na metodologia antes de conceber os projetos. “A ideia desse movimento é trazer a população, ver como ela se apropria do espaço, o que pensa desse espaço para então fazer um projeto mais inclusivo e participativo”, detalhou.

Depois do encerramento das atividades do Laboratório, o Coletivo Translab.Ubr, responsável pela consultoria, entregará para a Prefeitura de Campo Grande um relatório apontando quais as demandas da população para a Esplanada. A análise qualitativa do espaço deve ser entregue até outubro deste ano.

Segundo Catiana, o relatório será usado como base. “Para eu fazer uma obra eu preciso de um projeto. Esse relatório é para basear o que fazer aqui na Esplanada. A partir dele vamos montar um termo de referência e abrir uma licitação”, explicou. A expectativa é que a licitação seja aberta em 2020. “Com o projeto pronto, a gente vai saber quanto fica e ai vamos atrás de recurso”, completou.

Laboratório Urbano Efêmero – As atividades do Laboratório começaram no dia 19 de agosto e seguem até o dia 23 de setembro, das 9h às 21h, de segunda-feira a domingo.

Integrante da equipe do Laboratório, o psicólogo social, Rafael Aurélio Knedel, detalha que durante um mês o espaço do Armazém Cultura é usado para coletar as necessidades das pessoas para as futuras intervenções de toda a Esplanada, que tem 94 mil metros quadrados. “Vamos juntar essas ideias, fazer uma análise e entregar um relatório que será devolvido para a cidade”, afirma.

Segundo ele, o convênio vai potencializar o uso da área. “Esse espaço, do jeito como está é muito subutilizado. A requalificação desse espaço vai proporcionar um espaço renovado para as pessoas utilizarem”, defendeu.

Nos siga no Google Notícias