ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com membros da Rota de SP, policiais iniciam curso de patrulhamento tático

Comandante da Rota ministrou palestra para trocar experiência entre a forças militares de São Paulo e MS

Por Jéssica Fernandes e Bruna Marques | 11/06/2024 11:28
Com membros da Rota de SP, policiais iniciam curso de patrulhamento tático
Comandante da Rota de São Paulo, Leonardo Akira Takahashi. (Foto: Henrique Kawaminami)

A PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) iniciou na manhã desta terça-feira (11) o curso de especialização que irá preparar o efetivo no atendimento de ocorrências complexas. A aula inaugural traz a participação do comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) do 1º Batalhão de Policiamento de Choque de São Paulo.

Em Campo Grande, no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), 48 policiais militares estão reunidos para acompanhar a palestra ministrada pelo tenente-coronel da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), Leonardo Akira Takahashi.

Atual comandante da Rota, ele ministra nesta manhã a palestra ‘A origem do patrulhamento tático no Brasil no enfrentamento ao crime’. A palestra é uma das atividades que integram a programação do 9º curso de especialização do Patamo (Patrulhamento Tático Motorizado) da PMMS que terá duração de dois meses e meio.

Com membros da Rota de SP, policiais iniciam curso de patrulhamento tático
No auditório, 48 policiais militares participam do nono curso do Patamo. (Foto: Henrique Kawaminami)
Com membros da Rota de SP, policiais iniciam curso de patrulhamento tático
Comandante da Rota fala que participação em curso da PMMS traz troca de experiências. (Foto: Henrique Kawaminami)

O tenente-coronel Leonardo Akira comenta que o convite da PMMS abre margem para a troca de experiências entre as forças de São Paulo e o Estado. Essas vivências, desde dificuldades as inovações colocadas em práticas durante as rondas ostensivas, são assuntos que permeiam a palestra de hoje.

“A Rota é a unidade que originou toda a modalidade de patrulhamento tático do Brasil. Então, para mim, é uma alegria, é uma satisfação estar aqui representando a Polícia Militar de São Paulo e passar o conhecimento daquilo que a gente tem vivido ao longo dos anos”, diz.

Na visão do comandante da Rota, o patrulhamento tático é um modalidade custosa para a polícia militar, mas que precisa ser explorada e divulgada para melhorar a prestação e qualidade do serviço. “É tanto na parte de prevenção como na parte de repressão imediata que é aquilo que a polícia militar tem como missão da Constituição”, completa.

Com membros da Rota de SP, policiais iniciam curso de patrulhamento tático
Tenente-coronel do Batalhão de Choque, Rigoberto, diz que curso exige preparo dos PM's.(Foto: Henrique Kawaminami)

Para o tenente-coronel do Batalhão de Choque, Rigoberto Rocha da Silva, é importante ter a participação da Rota já que a unidade é referência no patrulhamento tático-motorizado e esse é um dos temas centrais do curso.

Em relação ao novo Patamo da PMMS, ele explica que a intenção é capacitar os policiais para atuarem no patrulhamento tático do Batalhão de Choque e em outros que tem essa modalidade de nas força tática. “É um curso para o policial ter uma resposta adequada a ocorrências complexas”, afirma.

Para ter a ‘resposta adequada’, Rigoberto Rocha comenta que o curso exige do policial em diversos níveis. “O curso exige muito tecnicamente, fisicamente e até psicologicamente para algumas atividades nossas.‘O policial tem que ser muito bem apurado, muito bem testado fisicamente, tecnicamente e psicologicamente”, frisa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias