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Capital

Com voos cancelados, passageiros trocam avião por ônibus em Campo Grande

Alternativas são remarcar voo para daqui a mais de uma semana ou pedir reembolso

Por Cassia Modena e Idaicy Solano | 05/10/2023 08:15
Melissa foi uma das passageiras que aceitou ir de ônibus (Foto: Henrique Kawaminami)
Melissa foi uma das passageiras que aceitou ir de ônibus (Foto: Henrique Kawaminami)

Com um bebê no sling, duas crianças e a avó de 70 anos, a merendeira Melissa Lima dos Santos, de 26, ficou mais de três horas no Aeroporto Internacional de Campo Grande esperando um voo para ir até Curitiba (PR). Com o cancelamento dele e a impossibilidade de reagendar para a próxima quarta-feira, dia 11, ela aceitou o perrengue de ir de ônibus hoje (5) e pegar mais de 15 horas de viagem na estrada.

É que o compromisso que ela e a família têm é inadiável. "Vamos comemorar as bodas de ouro do casamento de uma tia-avó", contou. A Azul, companhia aérea que fretaria o voo, prometeu reembolsar todos os gastos com alimentação na estrada, segundo a merendeira.

O motivo do cancelamento e de outros, que começaram na noite de ontem (4), são as tempestades que atingem a capital paranaense. Por causa disso, tem passageiro que chegou a esperar mais tempo ainda no Aeroporto de Campo Grande, na esperança de ser remanejado para outro voo.

O dia 11, feriado que marca a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, foi a opção de data mais próxima oferecida pela empresa à Melissa e família. Outra alternativa seria o reembolso das passagens.

"Pior experiência" - O diretor de T.I Thiago Mallard Scaldaferri, 41, mora em Curitiba e trabalha para uma empresa de Campo Grande. Ele chegou para o embarque às 18h de ontem e, ainda no aeroporto nesta manhã, reclamou do "reagenda-cancela-reagenda" que deixou exaustos muitos passageiros.

"É um voo que eu pego com bastante frequência. Hoje foi absolutamente a pior experiência que eu já tive, e olha que já perdi muito voo", relata. O dele sairia às 19h55 de Campo Grande, foi cancelado, e depois remarcado para 2h30. Novamente cancelado, o reagendamento foi feito para as 4h30, mas também sem decolar.

Thiago acredita que a companhia tentou fazer o melhor, mas relata experiência ruim (Foto: Henrique Kawaminami)
Thiago acredita que a companhia tentou fazer o melhor, mas relata experiência ruim (Foto: Henrique Kawaminami)

Ele também se queixa da diversidade de problemas relatados pelos funcionários da companhia, que acabaram por protelar a decisão final sobre o que seria feito diante do mau tempo em Curitiba.

Primeiro, foi que o voo estava sobrecarregado. Depois, que não tinha aeronave. A última justificativa era que o avião estava em manutenção. "A equipe que já estava dentro da aeronave simplesmente saiu e falou: 'olha cara, está tudo cancelado', a opção é ônibus", conta Thiago.

O diretor de T.I não aprovou a forma como a Azul procedeu. "Eles estão tentando fazer o melhor deles, mas absolutamente inadmissível essa situação como um todo. É bem desgastante ficar 15 horas, 16 horas dentro do aeroporto, com protelamentos, te mandando para vários outros voos e acontecendo essa situação", disse.

A médica Daniela Fernandes, 25, mora em Curitiba. Veio para Dourados para participar de uma solenidade com a irmã. Nunca esteve em Campo Grande antes. Ela discorda de Thiago e acha que a Azul não fez o melhor que poderia para evitar o desgaste dos clientes.

Médica ficou insatisfeita com confusão feita pela companhia (Foto: Henrique Kawaminami)
Médica ficou insatisfeita com confusão feita pela companhia (Foto: Henrique Kawaminami)

"No final, não tinha ninguém, ninguém sabia de nada. Ficaram enrolando, enrolando, enrolando. Foram mudando os horários dos voos, tentando encaixar pessoas. O 'povo' falou assim: 'não tem mais voo, vai ser só pra daqui uma semana'. E quem trabalha, quem faz outras coisas em outros lugares, faz o quê?", disse Daniela.

A companhia - Por meio da assessoria de imprensa, a companhia relatou que, devido a questões técnicas e condições climáticas adversas no aeroporto de Curitiba, precisou cancelar os voos AD4343 (Campo Grande-Curitiba) e AD2966 (Curitiba-Campinas) hoje.

Quanto aos clientes prejudicados, afirmou em nota que "estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e estão sendo reacomodados em outros voos, que serão realizados em uma aeronave com maior capacidade, e também disponibilizou via terrestre para Campinas e Curitiba hoje cedo".

"A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações", pontuou.

Movimento no Aeroporto de Campo Grande nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento no Aeroporto de Campo Grande nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)


Matéria atualizada às 10h38 para inserir nota recebida da assessoria de imprensa da Azul.

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