ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com voos cancelados, passageiros trocam avião por ônibus em Campo Grande

Alternativas são remarcar voo para daqui a mais de uma semana ou pedir reembolso

Por Cassia Modena e Idaicy Solano | 05/10/2023 08:15
Melissa foi uma das passageiras que aceitou ir de ônibus (Foto: Henrique Kawaminami)
Melissa foi uma das passageiras que aceitou ir de ônibus (Foto: Henrique Kawaminami)

Com um bebê no sling, duas crianças e a avó de 70 anos, a merendeira Melissa Lima dos Santos, de 26, ficou mais de três horas no Aeroporto Internacional de Campo Grande esperando um voo para ir até Curitiba (PR). Com o cancelamento dele e a impossibilidade de reagendar para a próxima quarta-feira, dia 11, ela aceitou o perrengue de ir de ônibus hoje (5) e pegar mais de 15 horas de viagem na estrada.

É que o compromisso que ela e a família têm é inadiável. "Vamos comemorar as bodas de ouro do casamento de uma tia-avó", contou. A Azul, companhia aérea que fretaria o voo, prometeu reembolsar todos os gastos com alimentação na estrada, segundo a merendeira.

O motivo do cancelamento e de outros, que começaram na noite de ontem (4), são as tempestades que atingem a capital paranaense. Por causa disso, tem passageiro que chegou a esperar mais tempo ainda no Aeroporto de Campo Grande, na esperança de ser remanejado para outro voo.

O dia 11, feriado que marca a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, foi a opção de data mais próxima oferecida pela empresa à Melissa e família. Outra alternativa seria o reembolso das passagens.

"Pior experiência" - O diretor de T.I Thiago Mallard Scaldaferri, 41, mora em Curitiba e trabalha para uma empresa de Campo Grande. Ele chegou para o embarque às 18h de ontem e, ainda no aeroporto nesta manhã, reclamou do "reagenda-cancela-reagenda" que deixou exaustos muitos passageiros.

"É um voo que eu pego com bastante frequência. Hoje foi absolutamente a pior experiência que eu já tive, e olha que já perdi muito voo", relata. O dele sairia às 19h55 de Campo Grande, foi cancelado, e depois remarcado para 2h30. Novamente cancelado, o reagendamento foi feito para as 4h30, mas também sem decolar.

Thiago acredita que a companhia tentou fazer o melhor, mas relata experiência ruim (Foto: Henrique Kawaminami)
Thiago acredita que a companhia tentou fazer o melhor, mas relata experiência ruim (Foto: Henrique Kawaminami)

Ele também se queixa da diversidade de problemas relatados pelos funcionários da companhia, que acabaram por protelar a decisão final sobre o que seria feito diante do mau tempo em Curitiba.

Primeiro, foi que o voo estava sobrecarregado. Depois, que não tinha aeronave. A última justificativa era que o avião estava em manutenção. "A equipe que já estava dentro da aeronave simplesmente saiu e falou: 'olha cara, está tudo cancelado', a opção é ônibus", conta Thiago.

O diretor de T.I não aprovou a forma como a Azul procedeu. "Eles estão tentando fazer o melhor deles, mas absolutamente inadmissível essa situação como um todo. É bem desgastante ficar 15 horas, 16 horas dentro do aeroporto, com protelamentos, te mandando para vários outros voos e acontecendo essa situação", disse.

A médica Daniela Fernandes, 25, mora em Curitiba. Veio para Dourados para participar de uma solenidade com a irmã. Nunca esteve em Campo Grande antes. Ela discorda de Thiago e acha que a Azul não fez o melhor que poderia para evitar o desgaste dos clientes.

Médica ficou insatisfeita com confusão feita pela companhia (Foto: Henrique Kawaminami)
Médica ficou insatisfeita com confusão feita pela companhia (Foto: Henrique Kawaminami)

"No final, não tinha ninguém, ninguém sabia de nada. Ficaram enrolando, enrolando, enrolando. Foram mudando os horários dos voos, tentando encaixar pessoas. O 'povo' falou assim: 'não tem mais voo, vai ser só pra daqui uma semana'. E quem trabalha, quem faz outras coisas em outros lugares, faz o quê?", disse Daniela.

A companhia - Por meio da assessoria de imprensa, a companhia relatou que, devido a questões técnicas e condições climáticas adversas no aeroporto de Curitiba, precisou cancelar os voos AD4343 (Campo Grande-Curitiba) e AD2966 (Curitiba-Campinas) hoje.

Quanto aos clientes prejudicados, afirmou em nota que "estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e estão sendo reacomodados em outros voos, que serão realizados em uma aeronave com maior capacidade, e também disponibilizou via terrestre para Campinas e Curitiba hoje cedo".

"A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações", pontuou.

Movimento no Aeroporto de Campo Grande nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento no Aeroporto de Campo Grande nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)


Matéria atualizada às 10h38 para inserir nota recebida da assessoria de imprensa da Azul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias