Começa reunião na Casa da Mulher Brasileira: "viemos ajudar no caso Vanessa"
Após morte de jornalista, equipe do governo federal chegou a MS para debater falhas na rede de proteção

Com mesa formada somente por mulheres, começou há pouco a reunião da equipe do Ministério das Mulheres com o Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. “Viemos para ajudar no caso Vanessa Ricarte”, disse a ouvidora Graziele Carra Dias.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A equipe do Ministério das Mulheres se reuniu com o Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande para discutir o caso de Vanessa Ricarte, jornalista assassinada pelo ex-companheiro. A reunião, liderada por Graziele Carra Dias, busca soluções para melhorar a proteção às mulheres. Vanessa havia obtido medida protetiva, mas relatou dificuldades em obter escolta policial. A ministra Cida Gonçalves visitará a cidade para reuniões com autoridades locais, visando aprimorar políticas públicas de proteção às mulheres.
A equipe ainda é formada pela diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues e pela chefe de gabinete da ministra, Katia Guimarães.
A reunião começou às 9h, com participação da Secretária-Executiva da Mulher, Angélica Fontanari, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iacita Azamor, além da delegadas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e demais integrantes do conselho.
A imprensa teve acesso ao início do encontro, quando todas se apresentavam. Depois, o encontro passou a ser realizado a portas fechadas.
Amanhã, a equipe do governo federal se reunirá com a secretária Estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, e a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.
Na terça-feira (18), a ministra Cida Gonçalves estará em Campo Grande, onde estão previstas, até o momento, reuniões com o governador, Eduardo Riedel, com a prefeita Adriane Lopes, e com o presidente e o corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, os desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence.

A equipe do Ministério das Mulheres foi acionada depois da morte da jornalista Vanessa Ricarte, assassinada a facadas pelo ex, Caio Cesar Nascimento Pereira, no dia 12 de fevereiro. Vanessa procurou a Deam, conseguiu medida protetiva, mas diz que não teve acesso à escolta quando precisou e foi orientada a ligar para o ex e avisar que iria para casa. Esse desabafo consta em áudio enviado para uma amiga, horas antes de morrer.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.